Justiça da Colômbia aprova consulta popular sobre acordo com as Farc

Publicado em 19/07/2016, às 23h38

Redação

A Corte Constitucional de Justiça colombiana aprovou a realização de uma consulta popular sobre o processo de paz com o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Para o presidente Juan Manuel Santos, um dos maiores apoiadores das negociações, trata-se da votação "mais importante" da história para a população de seu país.

LEIA TAMBÉM

"Será um momento histórico, verdadeiramente histórico, no qual teremos a oportunidade e a responsabilidade de fazer sentir nossa voz", acrescentou o líder.

A data da votação, no entanto, ainda não foi definida, mas a consulta deve ser convocada depois que for alcançado um acordo de paz, cujo anúncio pode ser feito em breve.

Consciente de que o seu antecessor, o líder opositor Álvaro Uribe, tem a intenção de fazer campanha a favor da abstenção, Santos conseguiu aprovar como quórum mínimo para que a decisão seja válida 13% dos eleitores ou 4,4 milhões dos colombianos.

Na cédula, o eleitor poderá escolher entre três opções: sim, não ou voto em branco.

As negociações entre militantes das Farc e as autoridades de Bogotá tiveram início em 2012 em Havana, Cuba. Com a aprovação, chega ao fim um conflito armado de mais de 50 anos na Colômbia, que já deixou mais de 220 mil pessoas mortas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos