Justiça de São Paulo condena Apple à indenização e entrega de carregadores

Publicado em 13/10/2022, às 13h36
Reprodução -

Uol

A 18ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Apple a entregar adaptadores de energia USB-C a todos os consumidores que adquiriram o aparelho celular sem o respectivo carregador e somente efetuar a venda de seus telefones com o acessório, em todo território nacional.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o advogado Nelson Wilians, que representou a Associação Brasileira dos Mutuários, Consumidores e Contribuintes (ABMCC), “a ação civil pública foi ajuizada em virtude da prática abusiva de venda dos aparelhos celulares sem o adaptador de energia USB-C, configurando venda casada "às avessas".

A empresa ainda foi condenada ao pagamento de indenização por danos sociais no valor de R$ 100 milhões a ser revertido a um fundo voltado à proteção dos direitos dos consumidores, sem contar o pagamento de honorários sucumbenciais em 10 milhões de reais em favor dos patronos da Associação Autora. A decisão de 1ª instância, publicada nesta quinta-feira (13), é assinada pelo juiz Caramuru Afonso Francisco, e ainda cabe recurso. A Apple foi representada pelo escritório Pinheiro Neto Advogados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades