Justiça decreta falência da Laselva, e livraria fecha lojas

Publicado em 08/03/2018, às 23h29

Redação

A Justiça de São Paulo decretou a falência da livraria Laselva, rede com presença forte em aeroportos do país. A decisão do juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, foi publicada na segunda-feira (5).

LEIA TAMBÉM

Na terça-feira (6), foram fechadas as lojas dos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Recife e Fortaleza, últimas unidades declaradas pela Laselva.

A livraria havia entrado com pedido de recuperação judicial em 2013, quando acumulava dívidas de R$ 120 milhões. Um ano depois a empresa demitiu 37 de seus cerca de 800 funcionários sem pagar direitos trabalhistas.

Em sua decisão, o juiz Sacramone diz que a empresa "já não havia cumprido duas parcelas vencidas do plano de recuperação judicial" e que, "apesar de ter demonstrado o pagamento de 18 credores, outros 630 não foram satisfeitos".

O magistrado acrescenta que a Laselva tampouco apresentou informações necessárias para o relatório do administrador judicial. "Não há, assim, nenhuma nova demonstração de pagamento pela recuperanda."
Não há informações sobre o atual valor da dívida. Procurados, os advogados da Laselva disseram que a empresa não comentará o caso. Fundada em 1947 por Onófrio Laselva, a empresa chegou a ter 83 lojas.

A empresa já passara por algumas crises. Em 2010, venceu a licitação para 37 novos pontos em aeroportos, porém não conseguiu financiar a abertura de lojas e arcou com os custos de aluguel.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas