Justiça decreta falência da MMX Sudeste, mineradora de Eike Batista

Publicado em 06/05/2021, às 12h25
Foto: Pedro Lareira / Folhapress -

Folhapress

A 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte decretou nesta quarta-feira (5) a falência da MMX Sudeste Mineração, mineradora do empresário Eike Batista. A decisão da juíza Cláudia Batista aponta descumprimento de termos previstos no plano de recuperação judicial da companhia.

LEIA TAMBÉM

A MMX Sudeste é uma subsidiária da MMX Mineração. A empresa havia ingressado com pedido de recuperação judicial em 2014.

"[...] Entendo que um novo prazo para a empresa se manifestar apenas agravaria o prejuízo já causado aos credores que há anos tentam receber os créditos que lhe são devidos", afirma a juíza na sentença. "Não resta outra medida a não ser a convolação desta Recuperação Judicial em Falência", completa.

Por meio de fato relevante publicado nesta quinta-feira (6), a MMX relata que "ainda não foi oficialmente intimada nem obteve acesso ao inteiro teor da decisão". A empresa comenta que a sentença não é definitiva e está sujeita a recurso.

"A Companhia está avaliando a melhor estratégia a ser adotada para reverter a Decisão e seus impactos, de forma a preservar os interesses de seus acionistas e credores", diz o grupo.
Em 2019, a Justiça do Rio de Janeiro chegou a decretar a falência da mineradora. A empresa, entretanto, recorreu da decisão.

"A falência da MMX Sudeste pode ter impacto no processo de recuperação judicial da MMX, já que a MMX Sudeste é um dos seus principais ativos", acrescenta o fato relevante desta quinta-feira (6).

Eike chegou a ser considerado o sétimo homem mais rico do mundo pela revista Forbes. Em 2012, teve uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões.

Alvo da Operação Lava Jato, ele foi preso duas vezes, em 2017 e 2019. A PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) tenta executar uma dívida de R$ 3,4 bilhões do empresário e da MMX. O pedido de execução é considerado mais um obstáculo a tentativas de recuperação da companhia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP