Eberth Lins
A Justiça de Alagoas determinou a internação provisória de um adolescente de 17 anos, morador de Arapiraca, suspeito de envolvimento em uma série de atos infracionais graves, entre eles ameaça contra uma psicóloga que concedeu entrevista ao influenciador digital Felca. A decisão foi proferida na última quarta-feira (27) pelo juiz Anderson Passos, titular da 1ª Vara Cível da Comarca.
LEIA TAMBÉM
Segundo o processo, além da ameaça, o adolescente é investigado por envolvimento em crimes cibernéticos como exploração sexual de menores, estupro virtual, indução à automutilação, apologia ao nazismo e "doxxing", prática que consiste na exposição de dados pessoais com fins de intimidação. Ele também é apontado como administrador de um grupo virtual suspeito de planejar ataques contra moradores de rua.
Os indícios mais recentes surgiram após a psicóloga, que havia falado em uma entrevista sobre a adultização de crianças nas redes sociais, receber um e-mail com insultos e ameaças de morte. Na mensagem, o adolescente teria escrito: "Você mexeu em um ninho de abelhas". A origem do envio foi rastreada a partir da análise de IMEIs de aparelhos e IPs conectados à rede.
Na decisão, o juiz destacou a gravidade dos fatos e a existência de múltiplas vítimas, o que justificaria o cerceamento temporário da liberdade do adolescente. “Os elementos probatórios até então coligidos são suficientes para justificar, neste momento, o cerceamento da liberdade”, afirmou.
A internação provisória foi decretada pelo prazo máximo de 45 dias e tem como objetivo garantir o bom andamento das investigações e evitar a ocorrência de novos atos infracionais. A Justiça também autorizou mandado de busca e apreensão na residência do jovem para coleta de provas que possam esclarecer os fatos.
O adolescente foi apreendido nessa quarta-feira (26), na casa onde reside com a mãe em Arapiraca, suspeito de integrar uma quadrilha que, por meio de "desafios" na internet, promovia exploração sexual de crianças e adolescentes. Os policiais encontraram dois aparelhos celulares que foram recolhidos e serão analisados pela perícia.
O mandado em Alagoas faz parte da mesma investigação que, no início da semana, resultou na detenção de um homem de 22 anos, apontado como autor de ameaças de morte contra o youtuber Felca , que fez denúncias de exploração sexual de menores. Esse foi localizado e preso em Olinda, no estado de Pernambuco.
LEIA MAIS