Justiça derruba liminar que impedia acordo Boeing-Embraer

Publicado em 22/12/2018, às 22h15
-

Folhapress

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) derrubou a liminar que suspendia a negociação entre a Embraer e a Boeing.

LEIA TAMBÉM

A desembargadora Therezinha Cazerta, presidente do órgão, atendeu pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), que alegou que a liminar poderia lesar a economia pública e que a suspensão agride o princípio da livre iniciativa.

As negociações foram paralisadas no dia 19 por uma ação alegando que o negócio fere regras de mercado, uma vez que haveria incorporação da Embraer pela Boeing e não só uma associação entre as empresas.

Dois dias antes, Embraer e Boeing haviam acertado os termos da venda do controle da divisão de aviação comercial da brasileira para o grupo americano -o aval final do governo deve acontecer no mandato de Jair Bolsonaro (PSL).

O acordo prevê a criação de uma joint venture da qual a Boeing terá 80% e a Embraer, 20%. Caberá à Boeing a atividade comercial, sem absorver atividades relacionadas a aeronaves para segurança nacional e jatos executivos, que continuarão com a Embraer.

Hoje o governo brasileiro tem participação qualificada na Embraer, por meio de golden share, uma ação especial que dá mais controle ao seu proprietário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário