Justiça manda retirar deepfake com JHC em falsa confissão de desvio

Publicado em 27/04/2026, às 11h32
- Secom Maceió

TNH1

Ler resumo da notícia

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) determinou a retirada imediata de um vídeo com uso de deepfake que simulava a voz e a imagem de João Henrique Caldas (JHC), pré-candidato ao Governo de Alagoas. A decisão foi proferida no domingo (26), após pedido da Federação PSDB Cidadania.

LEIA TAMBÉM

🔎 Deepfake é uma técnica que utiliza inteligência artificial para criar ou manipular imagens, vídeos ou áudios de forma realista para parecer que uma pessoa disse ou fez algo que nunca aconteceu.

O conteúdo foi publicado pelo perfil anônimo @juventudecomrenanfilho. Segundo o TRE, o vídeo criou falsas confissões de crimes contra a administração pública. Na gravação, vozes artificiais atribuídas a JHC e ao pai dele, João Caldas, afirmavam ter arquitetado desvios de recursos do IPREV Maceió.

Na decisão liminar, o desembargador eleitoral Antonio José de Carvalho determinou que o Meta remova o conteúdo no prazo de até 24 horas. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 10 mil.

A Justiça Eleitoral também ordenou que a plataforma forneça, em até dois dias, os dados cadastrais e registros de IP necessários para identificar os responsáveis pelo perfil. A medida, segundo o TRE, busca conter a desinformação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Lei amplia punição a crimes sexuais online contra crianças; entenda Acusados de linchamento que resultou em morte são condenados a 36 anos de prisão Mulher é condenada a 12 anos de prisão pela morte de sargento da PM em Maceió Ministério Público defende que ministro do STJ Marco Buzzi, acusado de assédio, perca o cargo