Justiça muda curatela de Amanda Wanessa, e cuidados com a cantora passam do marido para irmã da artista

Publicado em 25/09/2025, às 09h10
Amanda Wanessa ficou 642 dias no hospital após grave acidente de carro. - Foto: Reprodução/Instagram/Amanda Wanessa

g1

A Justiça determinou que a curatela da cantora gospel Amanda Wanessa seja transferida do marido, o músico Dobson Santos, para a irmã dela, Danyele Mendes. A artista se encontra em estado vegetativo há quatro anos, quando sofreu um grave acidente de carro na PE-60, em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

A sentença faz parte de um processo movido em 2023 pela família da cantora contra Dobson. A curatela inclui os direitos e a responsabilidade sobre os cuidados com a saúde e os bens de uma pessoa maior de idade que não tem capacidade para gerir o próprio patrimônio e a vida civil. Cabe recurso da decisão.

O g1 apurou que a decisão foi publicada na terça-feira (23) pela 3ª Vara de Família e Registro Civil de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A previsão é que Amanda, que morava com o marido e a filha num condomínio no bairro do Curado, seja levada para a casa dos parentes na quinta (25).

Procurada, a advogada Leilane Andrade, que representa os pais e a irmã de Amanda Wanessa, disse que não pode comentar detalhes do processo, que está sob segredo de Justiça.

O g1 entrou em contato com a defesa de Dobson Santos, mas, até a publicação desta reportagem não recebeu resposta.

Em agosto deste ano, o marido de Amanda Wanessa se envolveu em uma briga com o sogro, José Odilon da Silva Filho, no hospital onde a cantora tinha sido internada para tratar um problema de saúde. Dobson foi filmado dando um chute no sogro dentro da unidade hospitalar. A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia do Idoso, que investiga o caso.

Acidente e internação - No dia 4 de janeiro de 2021, Amanda dirigia o carro que se envolveu em um acidente com um caminhão. No veículo estavam também seu pai, que não se feriu; a filha, então com 6 anos, que passou por uma cirurgia no ombro; e a cantora Juciara Pimentel, amiga da artista, que também teve ferimentos leves.

A cantora foi levada em estado grave para um hospital em Recife, onde permaneceu internada por 642 dias. Depois que teve sinais de melhora, como respirar sem aparelhos, abrir os olhos e mover o pescoço, familiares chegaram a descrever a recuperação como “um milagre”.

A perícia concluiu que Amanda dirigia a 130 km/h no momento da colisão e que ela foi responsável pelo acidente. O Ministério Público de Pernambuco arquivou o inquérito, e o Tribunal de Justiça do estado reconheceu a culpa exclusiva da vítima.

Estado de saúde atual - O quadro clínico de Amanda é descrito como “coma vigil”, também conhecido como estado vegetativo. Nesse estado, a paciente mantém reflexos, respira sem aparelhos e abre os olhos, mas não tem consciência, não fala, não reconhece pessoas e não se comunica.

A religiosa é alimentada por sonda e acompanhada por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. As terapias são realizadas quase diariamente para evitar complicações e preservar o bem-estar físico da cantora.

Em julho de 2025, Amanda recebeu a visita da também cantora gospel Ruthe Dayanne, amiga de longa data, que cantou e orou por ela.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Pegada suicida': o que se sabe sobre morte de homem que fazia supino em academia Imagem forte: homem morre após ser atingido por barra de supino em academia Ataque em escola: aluno que esfaqueou colegas faz revelação bizarra O que se sabe sobre a leoa que matou um homem na Paraíba