Justiça muda curatela de Amanda Wanessa, e cuidados com a cantora passam do marido para irmã da artista

Publicado em 25/09/2025, às 09h10
Amanda Wanessa ficou 642 dias no hospital após grave acidente de carro. - Foto: Reprodução/Instagram/Amanda Wanessa

g1

A Justiça determinou que a curatela da cantora gospel Amanda Wanessa seja transferida do marido, o músico Dobson Santos, para a irmã dela, Danyele Mendes. A artista se encontra em estado vegetativo há quatro anos, quando sofreu um grave acidente de carro na PE-60, em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

A sentença faz parte de um processo movido em 2023 pela família da cantora contra Dobson. A curatela inclui os direitos e a responsabilidade sobre os cuidados com a saúde e os bens de uma pessoa maior de idade que não tem capacidade para gerir o próprio patrimônio e a vida civil. Cabe recurso da decisão.

O g1 apurou que a decisão foi publicada na terça-feira (23) pela 3ª Vara de Família e Registro Civil de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A previsão é que Amanda, que morava com o marido e a filha num condomínio no bairro do Curado, seja levada para a casa dos parentes na quinta (25).

Procurada, a advogada Leilane Andrade, que representa os pais e a irmã de Amanda Wanessa, disse que não pode comentar detalhes do processo, que está sob segredo de Justiça.

O g1 entrou em contato com a defesa de Dobson Santos, mas, até a publicação desta reportagem não recebeu resposta.

Em agosto deste ano, o marido de Amanda Wanessa se envolveu em uma briga com o sogro, José Odilon da Silva Filho, no hospital onde a cantora tinha sido internada para tratar um problema de saúde. Dobson foi filmado dando um chute no sogro dentro da unidade hospitalar. A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia do Idoso, que investiga o caso.

Acidente e internação - No dia 4 de janeiro de 2021, Amanda dirigia o carro que se envolveu em um acidente com um caminhão. No veículo estavam também seu pai, que não se feriu; a filha, então com 6 anos, que passou por uma cirurgia no ombro; e a cantora Juciara Pimentel, amiga da artista, que também teve ferimentos leves.

A cantora foi levada em estado grave para um hospital em Recife, onde permaneceu internada por 642 dias. Depois que teve sinais de melhora, como respirar sem aparelhos, abrir os olhos e mover o pescoço, familiares chegaram a descrever a recuperação como “um milagre”.

A perícia concluiu que Amanda dirigia a 130 km/h no momento da colisão e que ela foi responsável pelo acidente. O Ministério Público de Pernambuco arquivou o inquérito, e o Tribunal de Justiça do estado reconheceu a culpa exclusiva da vítima.

Estado de saúde atual - O quadro clínico de Amanda é descrito como “coma vigil”, também conhecido como estado vegetativo. Nesse estado, a paciente mantém reflexos, respira sem aparelhos e abre os olhos, mas não tem consciência, não fala, não reconhece pessoas e não se comunica.

A religiosa é alimentada por sonda e acompanhada por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. As terapias são realizadas quase diariamente para evitar complicações e preservar o bem-estar físico da cantora.

Em julho de 2025, Amanda recebeu a visita da também cantora gospel Ruthe Dayanne, amiga de longa data, que cantou e orou por ela.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Fotógrafo flagra surfista e tubarão na mesma onda em Fernando de Noronha Jovem de Juazeiro (BA) morre após consumir bebida adulterada em PE Atleta morre ao cair do telhado de hotel onde estava com time de futebol Eleito presidente do Consórcio Nordeste, Paulo Dantas visita sede da entidade em Brasília