Justiça proíbe rolezinho em shopping na zona leste

Publicado em 27/11/2016, às 21h32

Redação

A Justiça de São Paulo deferiu liminar para impedir a realização de um rolezinho no Shopping Metrô Itaquera, na zona leste de São Paulo, que estava marcado para ocorrer no último sábado, 26.

O juiz Carlos Alexandre Böttcher, da 4ª Vara Cìvel de Itaquera, entendeu que a reunião não pode ser usada para prática de "atos e vandalismo e tumultos em espaços públicos e privados". 

"O direito constitucional de reunião não pode servir de subterfúgio para a prática de atos de vandalismo e tumultos em espaços públicos e privados, colocando em risco a incolumidade dos frequentadores do local e a propriedade privada do Centro Comercial", diz ele na decisão. "Ademais, a própria Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XVI, prevê a natureza pacífica do direito de reunião e a exigência de prévio aviso à autoridade competente, o que não se vislumbra no presente caso. Em que pese o parecer proferido (fls.162/168), a matéria em epígrafe não se limita à questão de segurança pública, cabendo ao Estado-Juiz garantir o pleno exercício da propriedade privada, garantia essa de natureza constitucional."

Com a decisão, o juiz pede que não ocorram atos "que impliquem ameaça de turbação e esbulho da posse mansa e pacífica do autor em qualquer área do Shopping Center, seja interna ou externa, inclusive estacionamento, sobretudo atos que impliquem ameaça à segurança dos frequentadores e funcionários do empreendimento, assim como do seu patrimônio, tais como aglomerações, tumultos, algazarras, arrastões, delitos, brigas, rixas, utilização de equipamentos de som em altos volumes, vandalismo, etc." e até mesmo "manifestações de qualquer ordem, dentro do shopping ou de seu estacionamento, ilegais ou ofensivas aos presentes no local". A pena pelo descumprimento é de R$ 10 mil diários.

O jornal "O Estado de S. Paulo" revelou no dia 14 que os organizadores de rolezinhos e pancadões estão voltando a organizar esses eventos depois de a Prefeitura ter cortado a verba que garantia shows de funk na periferia. Os "rolezinhos" começaram a acontecer no fim de 2013 e viraram alvo de diversas ações dos shoppings na Justiça para tentar evitar os eventos, que já terminaram em arrastão e confronto com a polícia militar por causa do grande número de pessoas.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer