Justiça veta vacinação contra a Covid de adolescentes em Betim (MG)

Publicado em 17/06/2021, às 14h41
Prefeitura de Betim -

Folhapress

A vacinação contra a Covid-19 de estudantes de 12 a 14 anos em Betim (MG) foi suspensa por decisão judicial na noite de quarta-feira (16), primeiro dia da imunização para essa faixa etária na cidade. A prefeitura anunciou que vai recorrer da decisão.

LEIA TAMBÉM

A ação contrária à vacinação para a faixa etária é do Ministério Público de Minas Gerais, que alegou a necessidade de cumprimento dos critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI), que dá prioridade à população maior de 18 anos.

Em Cacoal (RO), outra cidade do país que iniciou nesta semana a vacinação para adolescentes acima de 12 anos com comorbidades, o Ministério Público recomendou que o município seguisse o PNI, segundo o prefeito da cidade, Adaílton Fúria (PSD). "Nós respondemos que a Constituição dá prioridade a crianças e adolescentes e que o PNI reúne atos formais", afirmou Fúria.

Segundo ele, a vacinação da faixa etária com comorbidades continua normalmente e está quase sendo finalizada. "Temos na agenda mais 200 [adolescentes] e fechamos." A cidade, de cerca de 90 mil habitantes, já vacinou 350 crianças e adolescentes que se encaixam nesses critérios.

O Ministério Público no município não se manifestou sobre o assunto. Em Betim, a decisão foi tomada pelo juiz Taunier Cristian Malheiros Lima da Vara Empresarial da Fazenda Pública e Autarquias, de Registros Públicos e de Acidentes de Trabalho da comarca, dentro de ação do Ministério Público de Minas Gerais.

O juiz suspendeu a vacinação "até comprovação, documental, de que todos os grupos prioritários do plano nacional de operacionalização de vacinação contra a Covid-19 e todos os maiores de 18 anos foram vacinados na cidade de Betim".

O magistrado fixou multa no valor de R$ 500 por cada dose de vacina aplicada "em desconformidade com a presente decisão", além da responsabilização "pessoal administrativa, cível e criminal do(s) agente(s) que descumprirem a presente decisão". Neste momento, a vacina contra Covid-19 está sendo aplicada na população de 59 anos sem comorbidade e de 40 a 49 anos com comorbidades da cidade.

O anúncio da imunização para adolescentes foi feito pelo prefeito Vittorio Medioli (PSD), nas redes sociais na segunda-feira (14). A autorização da imunização com vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos foi dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na sexta-feira (11).

A decisão de iniciar a imunização de adolescentes em Betim ocorreu depois da chegada ao município de 6.047 doses da vacina Pfizer. A intenção da Prefeitura de Betim era imunizar inicialmente alunos da rede municipal de ensino do sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental e acelerar o retorno às aulas presenciais. Os professores da cidade, assim como vem ocorrendo em outros municípios, já estão sendo imunizados.

Segundo o município, a decisão da prefeitura está amparada pela nota técnica 717/2021 do Ministério da Saúde. O município avalia que o texto "permite o início da vacinação de grupos não previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma concomitante com os prioritários".

O município diz seguir imunizando os grupos previstos no PNI e que na segunda-feira (14) fez reconvocação para vacinação de pessoas com idade entre 40 e 49 anos com comorbidades.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital