Keyler Simões: “Ainda não inventaram nada melhor que a democracia”

Publicado em 26/10/2022, às 07h24

Redação

 

LEIA TAMBÉM

Do jornalista alagoano e produtor cultural Keyler Simões, em seu blog:

“Conceitualmente, democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Mas todos sabemos que democracia é mais do que isso. É o que nos permite emitir nossas opiniões, nossos pensamentos e a agirmos e vivermos com liberdade, não libertinagem, mas com a certeza que o regramento existe, de fato, para o bem comum, permitindo-nos exercer nossa cidadania, com nossa individualidade.

Como dizem, ainda não inventaram nada melhor que a democracia. É perfeita? Não. Mas mesmo com seus defeitos, geralmente criados pelos excessos na interpretação do “ser” democrático, até mesmo porque temos convenções sociais que delimitam até onde vai a sua liberdade e onde começa a do outro, mas tudo depende da experiência que temos com esse regime político,  que no Brasil, ainda é muito recente, pois de fato o regime democrático no Brasil é exercido há um pouco mais de 30 anos.

Nossa Constituição é de 1988 e ela é quem regulamenta a aplicação da democracia no Brasil, e por isso ainda há muito a ser feito e direitos a ser conquistados. O Presidente do Congresso Nacional, e consequentemente, da Constituinte, Ulisses Guimarães,  à época disse: “Todo poder emana do povo e por ele será exercido”, ou seja, somos nós que temos que acertar as arestas. Onde nos dói, temos que criar formas de evitar a dor, através de nossa representação política no Congresso, criando e regulamentando leis.

A democracia nos traz alguns incômodos como excessos, mas é melhor lidarmos com eles do que não tê-la. Temos representações de classe como sindicatos, Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos Estaduais e Federal, vereadores, deputados, senadores que nos representam e temos a Imprensa, tudo para nos ajudar a nos proteger e a denunciar possíveis abusos e injustiças.

Então, vivamos democraticamente, aprendendo e evoluindo, lutando por um país melhor, mais justo, mais criativo e feliz, pois todo direito é bem vindo e a liberdade que temos ela é constitucional,  mas somos nós mesmos os grandes responsáveis por estas conquistas e por sua manutenção.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar