La Niña: Defesa Civil de Maceió inicia planejamento para enfrentar as chuvas em 2026

Publicado em 24/11/2025, às 14h51
- Secom Maceió

Assessoria

Ler resumo da notícia

A Defesa Civil de Maceió já iniciou a preparação para o período chuvoso de 2026, alinhando o monitoramento climático às ações preventivas que são executadas pelo município. Conforme análise do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), o início do próximo ano deve permanecer sob influência do La Niña, fenômeno que pode favorecer a intensificação das chuvas no Nordeste.

LEIA TAMBÉM

“O fenômeno La Niña deve seguir atuando até o início de 2026, podendo migrar para neutralidade no primeiro trimestre. Há também indicativos de retorno do El Niño na segunda metade do ano, o que poderemos confirmar somente após as próximas atualizações”, explica o meteorologista Hugo Carvalho.

O técnico reforça, ainda, que o La Niña é apenas um dos fatores moduladores do clima e outros elementos também interferem nos volumes de chuva da região.

Previne 2026

Enquanto o monitoramento climático segue em tempo real, a Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil (DPR) está estruturando o planejamento do Previne 2026, que inclui:

Já a Diretoria Operacional organiza o conjunto das ações de campo que antecedem o período chuvoso, entre elas:

A Defesa Civil de Maceió destaca que o Previne 2026 será lançado em breve, reunindo todas as ações preventivas planejadas para o ano e reforçando o compromisso com a redução de riscos na capital.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira funcionamento dos serviços municipais de saúde no feriado prolongado Crianças trancadas dentro de veículo foram abandonadas em beco deserto, diz DMTT Prefeitura e Câmara de Maceió decretam ponto facultativo para esta sexta (05) Confira a programação especial de ônibus para feriado e domingos de dezembro