Labaredas dos Pobres, mas rica em sabor

Publicado em 26/08/2015, às 13h13

Redação

Porção individual da galinha com pirão, uma tradição do restaurante Labaredas em Arapiraca

Na movimenta Rodovia Al-220 , na cidade de Arapiraca, que nos leva a vários destinos alagoanos, nunca me dei conta de um restaurante na beira da estrada com o nome Labaredas. Mas a família do jornalista Breno Airan é fã do estabelecimento, aliás, não só eles, os arapiraquenses, viajantes e, claro, eu também.  O reinado lá é da galinha velha com pirão, uma tradição de 15 anos.

LEIA TAMBÉM

O modesto empreendimento popularmente é conhecido como Labaredas dos Pobres. Os proprietários gostam da brincadeira, até porque a comida é rica de sabores e o mais importante, a casa está sempre cheia.

Figado a cebolado, uma das entradas do Labaredas

O folclore conta que na cidade havia uma churrascaria e rodizio batizada de Labaredas, muito chique, mas fechou, e assim começou o trocadilho.

A galinha velha é temperada da forma tradicional, com tempero (cominho e pimenta do reino), pimentão, cebola, colorau… Mas tomate não é bem vindo por que azeda. Segundo o proprietário da casa, Everaldo Alexandre, para o caldo da ave render bom pirão só com galinha gorda. Light e diet, nem pensar.

Detalhe: o couro da ave é todo retirado, o que dá sabor é a gordura natural.

Pudim: a sobremesa mais querida da casa

De entrada saboreei o fígado acebolado, também aprovei, e um pudim de leite é especialidade da casa. Outro sucesso é a buchada de bode, mas neste caso, não aguentava comer os dois, precisaria de uma equipe, então optei pela galinha de pirão, que virei fã.

O restaurante Labaredas dos Pobres é um empreendimento familiar de Everaldo e da sua esposa, Lucié Brito, a chef de cozinha. O lugar é simples, mas como disse, rica em sabores, e tem uma árvore frondosa no quintal para lembrar que vida de interior é prazerosa.

Na fachada o nome Labaredas, mas conhecido como Labaredas dos pobres

Restaurante Labaredas

Galinha com pirão (porção individual) – R$ 22,00 / Porção para três – R$ 30,00 – Aceita cartão

Funciona de terça a domingo, das 10h30 até as 16h30

Rodovia Al 220 – Arapiraca – telefone: 82 3539.0411

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?