Lama tóxica deve atingir 15 cidades de Minas e ES até terça

Publicado em 06/11/2015, às 19h53
-

Redação

Lama avança nas regiões (Crédito: Defesa Civil de Rio Doce / Divulgação)

Ainda sem conseguir calcular os prejuízos do desastre com o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco em Mariana, na região central de Minas, as autoridades monitoram o caminho que será percorrido pela enchente de lama tóxica nos próximos dias. A cidade de Rio Doce já registrou inundação na zona rural e a morte de cardumes.  

Segundo alerta do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), os rejeitos devem atingir 12 cidades de Minas e três do Espírito Santo até terça-feira (10).

Não necessariamente haverá enchentes nestes locais, ponderam os técnicos - se chover no fim de semana a situação pode se agravar com a cheia dos rios. 

Os municípios que estão no percurso dos dejetos são: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galiléia, Conselheiro Pena e Aimorés, em Minas; e Baixo Guandu, Colatina e Linhares, no Espírito Santo.

A previsão é a seguinte: 

* Estação de Belo Oriente no sábado (7) à tarde;

* Estação Governador Valadares na madrugada de domingo (8);

* Estação Colatina (ES) na tarde de segunda (9);

* Estação Linhares (ES) entre segunda (9) e terça (10). 

Em regime de urgência haverá monitoramento durante 24 horas no Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce, que engloba o leste de Minas e o Espírito Santo. Os boletins serão publicados na internet em tempo real e enviados para os municípios se prepararem para possíveis danos.      


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital Comissão aprova projeto que impede condenados de lucrar com livros e filmes sobre seus crimes