Redação
Ainda sem conseguir calcular os prejuízos do desastre com o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco em Mariana, na região central de Minas, as autoridades monitoram o caminho que será percorrido pela enchente de lama tóxica nos próximos dias. A cidade de Rio Doce já registrou inundação na zona rural e a morte de cardumes.
Segundo alerta do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), os rejeitos devem atingir 12 cidades de Minas e três do Espírito Santo até terça-feira (10).
Não necessariamente haverá enchentes nestes locais, ponderam os técnicos - se chover no fim de semana a situação pode se agravar com a cheia dos rios.
Os municípios que estão no percurso dos dejetos são: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galiléia, Conselheiro Pena e Aimorés, em Minas; e Baixo Guandu, Colatina e Linhares, no Espírito Santo.
A previsão é a seguinte:
* Estação de Belo Oriente no sábado (7) à tarde;
* Estação Governador Valadares na madrugada de domingo (8);
* Estação Colatina (ES) na tarde de segunda (9);
* Estação Linhares (ES) entre segunda (9) e terça (10).
Em regime de urgência haverá monitoramento durante 24 horas no Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce, que engloba o leste de Minas e o Espírito Santo. Os boletins serão publicados na internet em tempo real e enviados para os municípios se prepararem para possíveis danos.
LEIA MAIS