Crime ambiental: laudo do IMA levou à prisão de síndico em Maceió

Publicado em 10/04/2025, às 19h06
- Reprodução

TNH1 com informações de Ascom IMA

A prisão do síndico de um condomínio por crime ambiental, nesta quarta-feira (9), no bairro São Jorge, em Maceió, foi realizada depois do laudo técnico do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) confirmar o despejo ilegal de poluentes na foz do Rio Jacarecica. 

LEIA TAMBÉM

Em fevereiro, uma denúncia sobre a contaminação na região levou a Gerência de Laboratório (Gelab) do IMA-AL a realizar a coleta de material na foz do rio.

“Ao recebermos a denúncia sobre a água contaminada, fomos até o local com a equipe de fiscalização para coletar o material. A análise revelou que os parâmetros estavam alterados, como coliformes termotolerantes, DBO, nitrogênio amoniacal e fósforo, o que indicava contaminação por efluentes não tratados”, explicou Diogo Henrique, técnico de laboratório do órgão.

O laudo técnico do IMA, emitido em fevereiro, identificou níveis de poluentes acima dos limites permitidos, o que ajudou a polícia a entender a gravidade da situação e a focar na investigação de possíveis responsáveis pelo crime.

"O relatório do IMA foi um elemento-chave na apuração, indicando a contaminação e ajudando a polícia na investigação que resultou na identificação do responsável pela emissão de poluentes que foram colocados no rio", afirmou o delegado Robervaldo Davino, da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal.

As investigações apontaram que a contaminação no Rio Jacarecica resultava de múltiplas fontes, principalmente o lançamento irregular de efluentes residenciais tanto na drenagem urbana quanto diretamente no leito do rio. Com a prisão do síndico, as autoridades agora intensificam os esforços para responsabilizar todos os envolvidos e prevenir danos ambientais ainda maiores.

Como fazer denúncias

A população pode colaborar ativamente na preservação ambiental por meio de denúncias feitas de forma prática e anônima pelo aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS. O órgão ambiental reforça a importância da colaboração da sociedade para detectar e combater crimes ambientais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças