Lavagem de dinheiro e tráfico: grupo comandado de dentro do presídio é alvo de operação em AL

Publicado em 11/12/2025, às 09h15
- Divulgação/PF

Pedro Acioli*

Ler resumo da notícia

Um grupo criminoso, comandado de dentro do sistema prisional, suspeito de organizar uma rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, foi alvo da segunda fase da "Operação Metamorfo", realizada pela Polícia Federal (PF). Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

LEIA TAMBÉM

O esquema envolvia a suspeita movimentação de altos valores por meio de contas bancárias de terceiros, incluindo cônjuges e pessoas sem vínculo de trabalho, além da aquisição de imóveis e o uso de empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos recursos. 

Ações da Polícia Federal indicaram um elevado número de operações suspeitas, evidenciando a vasta rede de operadores financeiros e gerentes de tráfico que integravam a estrutura criminosa, com movimentação de milhões de reais.

De acordo com a PF, o líder da organização comandava as atividades a partir do sistema prisional e do uso de falsa identidade. Os crimes apontados incluem tráfico de drogas, falsidade ideológica e um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, com crimes praticados em diversos estados do país.

A Operação 

A operação realizada pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e pela FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) mobilizou aproximadamente 50 policiais federais e 40 policiais militares.

“Esta fase da Operação Metamorfo reforça o compromisso inabalável da Polícia Federal na repressão ao crime organizado e na descapitalização de grupos criminosos, visando primordialmente garantir a ordem pública e a segurança da sociedade”, divulgou a assessoria. 

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Saiba quem é o preso em Maceió apontado como braço direito de traficante foragido no Rio Mulher teve 99% do corpo queimado após incêndio provocado por personal Ataque com bomba caseira deixa homem em situação de rua ferido em Maceió Homem é baleado durante atentado dentro de bar por quarteto armado