Lean Araújo é nomeado para retornar à chefia do Ministério Público de Alagoas no biênio 2026–2027

Publicado em 12/01/2026, às 18h38
- Ascom MPAL

Ascom MPAL

Ler resumo da notícia

Lean Antônio Ferreira de Araújo foi nomeado, na tarde desta segunda-feira (12), para retornar à chefia do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) no biênio 2026–2027. A nomeação ocorreu após o processo democrático interno que definiu a lista tríplice, na qual Lean Araújo obteve a maior votação entre os membros da instituição.

LEIA TAMBÉM

Com ingresso no MPAL em 1988, após aprovação em concurso público, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Lean Araújo, construiu uma trajetória marcada pela atuação em diversas promotorias, tanto na capital quanto no interior do estado, além de reiteradas passagens pela administração superior. A nova designação representa a quinta vez em que assume o cargo de PGJ, feito inédito na história do órgão, consolidando uma experiência acumulada em momentos distintos da vida institucional do Ministério Público alagoano.

Para Lean Araújo, a recondução teve como base uma gestão assentada em pilares considerados essenciais para o bom funcionamento do Ministério Público: estado fiscal equilibrado, orçamento compatível, escuta ativa de membros e servidores e acolhimento das demandas da população. “A presença desses elementos nas últimas administrações possibilitou a implementação de medidas estruturantes, com impactos diretos na valorização institucional, no fortalecimento da atividade-fim e na ampliação da capacidade de resposta do MPAL à sociedade”, disse o PGJ ora reconduzido ao cargo.

Conquistas da gestão

Entre os principais resultados alcançados nesse período da gestão de Lean Araújo, destacam-se a nomeação de novos servidores, a reestruturação da carreira de membros e a programação de novo concurso público, destinado a recompor e ampliar o quadro de servidores efetivos.

No campo da atividade-fim, registram-se avanços relevantes com o fortalecimento dos órgãos de investigação, como o GAECO e o GAESF, a aquisição de equipamentos especializados para o combate às organizações criminosas e o incremento da formação continuada de membros e servidores, por intermédio da Escola superior do MPAL. Essas iniciativas ampliaram a capacidade investigativa e qualificaram a atuação ministerial em áreas sensíveis e de alta complexidade.

A expansão e modernização da estrutura física também figuram entre os resultados da gestão, com a construção de novas sedes, a exemplo dos prédios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, além de reformas em diversas unidades e da entrega da sede do MPAL em União dos Palmares. Paralelamente, manteve-se o diálogo institucional permanente com os demais órgãos da estrutura do Estado, fortalecendo a atuação integrada em prol do interesse público.

Outro marco foi a criação, por lei, do COMPOR, órgão voltado à ampliação da solução negocial e à implementação de políticas públicas estruturantes, bem como a reestruturação do CAOP, com a criação de novos núcleos especializados, alinhados ao maior grau de especificidade da atuação ministerial. Também foi aprovada, em lei, a ampliação do quadro de servidores efetivos, a ser provida após a conclusão do concurso público em andamento.

A gestão também promoveu investimentos estratégicos em Tecnologia da Informação, sempre precedidos de deliberação do comitê competente, e o fortalecimento da participação do Colégio de Procuradores de Justiça, instância deliberativa máxima da Instituição.

“A administração do Ministério Público de Alagoas, por sua natureza essencial e permanente, tem sido conduzida com escuta ativa de membros e servidores e com foco no cumprimento do dever constitucional da instituição. Os resultados alcançados refletem um esforço coletivo e reafirmam o compromisso do nosso MPAL com a promoção de justiça para cada cidadão e cidadã de Alagoas”, acrescentou Lean Araújo.

Solenidade prestigiada

A cerimônia de nomeação foi prestigiada por diversas autoridades. Além de Paulo Dantas, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Victor, o deputado estadual José Wanderley Neto, o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Gustavo Xavier, a titular da Secretaria de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, o subprocurador-geral Administrativo Institucional do MPAL, Walber Valente de Lima, os integrantes do Colégio de Procuradores Isaac Sandes, Neide Camelo, Sandra Malta e Humberto Pimentel e os promotores de Justiça Humberto Bulhões, Edelzito Andrade, Marcus Rômulo Maia (presidente da Escola Superior), Givaldo Lessa (presidente da Ampal), Lídia Malta, Vicente Porciúncula, Carlos Simões e Marília Cerqueira.

Ao assinar o documento, o governador Paulo Dantas destacou o trabalho desenvolvido por Lean Araújo: “É um homem público dedicado e comprometido, que respeita a democracia e a Constituição. E aqui nós estamos vivendo não apenas um ato de formalidade, mas também um momento de fortalecimento dos poderes públicos e, especialmente, do próprio MP, que é tão respeitado, e que tem como função principal ser sempre o guardião das nossas instituições. Então, eu quero parabenizar o procurador-geral Lean Araújo e parabenizar a todos que fazem o Ministério Público. Garanto aos senhores e senhoras que não faltará esforços e parceria do Estado para trabalhar em parceria com o MP. Não faltarão as condições necessárias para que o Ministério Público continue atuando de maneira ativa, diária e permanente para nós termos um Estado cada vez mais próspero”, discursou Paulo Dantas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo avança no diálogo para garantir intérprete de Libras nos telejornais locais Marinha investiga naufrágio de embarcação com 20 ocupantes a caminho de Pão de Açúcar Sesc Mesa Brasil lança campanha “Jeans do Bem”; veja como doar Samu faz parto prematuro domiciliar em Maceió e salva bebê e mãe