"Leão de Aço": militares lamentam morte de ex-comandante da PM

Publicado em 18/01/2016, às 18h45

Redação

O governador Renan Filho (PMDB) ainda não se pronunciou se vai decretar, nesta terça-feira (19), luto oficial no Estado, em homenagem ao ex-comandante da Polícia Militar, coronel Nilton Rocha, morto em um acidente de trânsito na tarde desta segunda-feira (18). O militar da reserva esteve à frente da corporação no período de 1991 a 1993, durante o governo de Geraldo Bulhões.

LEIA TAMBÉM

Atualmente o oficial integrava o Conselho Consultivo dos ex-comandantes gerais da instituição, criado pelo comandante-geral, coronel Lima Júnior, como forma de reconhecer os esforços dos ex-comandantes que tanto engrandeceram o nome da corporação.

Em seu comando, o “Leão de Aço” como era conhecido, foi um grande empreendedor da corporação, sendo responsável pela criação de unidades como a Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello; o Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope); o Regimento de Polícia Montada D. Pedro I; a Companhia de Polícia Feminina; o funcionamento do Centro Hospitalar da Polícia Militar; dentre outras.

Nilton Rocha também foi acusado, à época, de ingressar na Polícia Militar, pessoas não adequadas ao perfil da corporação.

Repercussão

O secretário de Segurança, Alfredo Gaspar de Mendonça, enviou nota por sua assessoria, na qual lamenta a perda abrupta do oficial e que reconhece seus méritos à frente da corporação, implantando a modernidade e garantindo avanços importantes.

O Comando da Polícia Militar, também em nota, lamentou profundamente a perda do oficial. "A PM externa seu pesar à família do coronel e se coloca à disposição para o que se fizer necessário".

O presidente da Associação dos Oficiais da PM, major Fragoso, disse que a PM perde uma lenda. "Um comandante que amava a corporação e que foi responsável pelas grandes mudanças estruturais que tivemos na polícia. Foi na administração dele que a tropa teve novo fardamento e que foi valorizada em seus vencimentos. Ele vai ficar para história" - disse Fragoso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer