Lee 'Scratch' Perry, ícone do reggae, morre aos 85 anos na Jamaica

Publicado em 29/08/2021, às 14h19
Divulgação -

UOL

Morreu hoje, aos 85 anos de idade, o cantor Lee "Scratch" Perry, pioneiro no reggae e no dub.

LEIA TAMBÉM

A causa da morte não foi divulgada, mas a imprensa jamaicana afirma que ele estava internado em um hospital na região norte do país.

Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica, desejou suas "profundas condolências à família, amigos, e fãs do produtor de discos e cantor legendário Rainford Hugh Perry OD, carinhosamente conhecido como "Lee Scratch" Perry".

O trabalho de Perry influenciou o de Bob Marley e ajudou a criar o dub, gênero de música eletrônica derivado do reggae.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Keith Richards dos Rolling Stones já descreveu Perry como "o Salvador Dalí da música. Ele é um mistério. O mundo é seu instrumento, você só precisa escutar".

Lee "Scratch" Perry também já recebeu Paul McCartney em seu estúdio na Jamaica, o Black Ark Studios — que depois foi destruído num incêndio. Em entrevistas, Perry afirmou que ele mesmo iniciou as chamas, por acreditar que o local estava possuído por espíritos malignos.

Além da música, ele também era conhecido por seu estilo caótico e suas declarações místicas sobre si mesmo — Perry costumava dizer que era um extraterrestre e só estava de passagem neste mundo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto