Legislação brasileira para recursos hídricos é destaque no Fórum Mundial da Água

Publicado em 08/03/2018, às 14h20

Redação


LEIA TAMBÉM

O Brasil se destaca no mundo por sua Agência Nacional de Águas (ANA) e pela legislação sobre recursos hídricos. E esta é uma das grandes contribuições que o país pode dar no 8º Fórum Mundial da Água, disse o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga. Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta quinta-feira (8), Braga ressaltou que a norma brasileira serviu de inspiração para países como a África do Sul.

“Nossa legislação reconhece bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão e incentiva a gestão participativa por meio de comitês”, acrescentou Braga, que também é secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo.

Ao responder a questionamentos de senadores, ele disse que. na questão hídrica, dois pontos precisam ser atacados: disponibilidade e gestão de demanda. “Precisamos de uma demanda mais racional e eficiente e temos que incentivar as pessoas a reduzir o uso e evitar o desperdício para sermos eficientes, seja no âmbito doméstico, seja de irrigação. Além disso, temos que aumentar a capacidade de reservação de água.”

Braga alertou que, nos meses de chuva mais intensa, a água tem que ser guardada para ser usada posteriormente, mas lembrou que a criação de reservatórios também precisa ser estudada, já que traz grandes impactos ambientais, que precisam ser levados em conta e minimizados nessas intervenções.

Entre os desafios brasileiros, o presidente do Conselho Mundial da Água destaca a redução de perdas no abastecimento. “Hoje perdemos 30%, 40% e, em alguns lugares, 50% de água com vazamentos, acessos ilegais e furtos. Isso tem que ser combatido para diminuirmos a necessidade de infraestrutura”, afirmou.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto