Lei prevê anistia a quem ajudar na mudança de governo na Venezuela

Publicado em 27/01/2019, às 00h58
-

FolhaPress

A lei de anistia que a Assembleia Nacional já aprovou em primeira votação e ainda deve passar por uma segunda foi distribuída neste sábado (26) em panfletos por militantes dos partidos de oposição em vários pontos de Caracas.

LEIA TAMBÉM

Apoia-se no artículo 187 da Constituição vigente que diz que podem ser excluídos delitos ou infrações "com a finalidade de reestabelecer a paz social e democrática e a concórdia nacional."

A Assembleia argumenta que a ativação desse recurso se faz necessário porque, neste primeiro mês de 2019 "se aprofundou a ruptura da ordem constitucional", com o ditador Nicolás Maduro assumindo mais um mandato depois de eleições tidas pelos parlamentares como "fraudulentas e irregulares", segundo diz o panfleto.

A anistia aprovada se estenderia a todos os funcionários civis e militares ligados ao governo "que colaborem com a restituição da ordem constitucional da Venezuela."

Embora em sua apresentação em atos pela capital a lei esteja sendo aplaudida por antichavistas, há quem veja nelas falhas, por não terem sido ouvidas entidades de direitos humanos ou vítimas dos delitos cometidos pelo regime.

Para o analista político Mariano de Alba, por exemplo, "a lei também deveria dar destaque aos direitos das vítimas, discutindo algum tipo de reparação pelo dano causado".

E acrescenta: "essa anistia é muito ampla e soa pouco realista, creio que falta detalhar melhor em que casos a anistia seria total, e em que outros o que caberia seria uma redução de penas".

O líder opositor Juan Guaidó, que se juramentou como presidente encarregado do país, crê que essa amplitude da lei é necessária para que a transição ocorra.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto