Licença de Instalação da Mineração Vale Verde é prorrogada e entregue por Renan Filho

Publicado em 08/10/2019, às 22h25
Reprodução/Claudivan Santos -

Assessoria

Agora não tem volta. A última sexta-feira (4) ficará marcada na memória dos que fazem a Mineração Vale Verde (MVV), no Agreste alagoano. A empresa recebeu o governador Renan Filho, em nova visita técnica às obras do Projeto Serrote, que seguem aceleradas na zona rural da cidade de Craíbas.

LEIA TAMBÉM

Ele fez a entrega da Licença de Instalação (LI) para que o andamento dos trabalhos na MVV possa continuar a ser realizado dentro dos parâmetros avalizados pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas.

O documento tem validade até outubro de 2021 e é uma prorrogação à LI anterior, em conformidade a diversas condicionantes técnicas com base na Resolução Normativa nº 10/2018, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), e na lei nº 6.787/06.

Além desta prorrogação, Renan Filho também entregou nas mãos do gerente de Construção da MVV, Marco Magalhães, e do coordenador de Meio Ambiente da MVV, André Maia, a nova autorização de Supressão Vegetal do Projeto Serrote.

Vale salientar que o local é também Área de Interesse Ecológico, com o IMA e a MVV tendo assinado um termo de cooperação técnica buscando a preservação da caatinga, único bioma verdadeiramente brasileiro.

INVESTIMENTO LOCAL

“Esta é, sem dúvida, a empresa privada mais importante de Alagoas dos últimos anos, trazendo investimentos robustos para a nossa terra. A MVV realiza o percurso contrário: contrata gente da região e faz a economia girar dentro do nosso próprio estado, capacitando inclusive os fornecedores que atuam junto dela”, diz Renan Filho.

Em sua fala, ele acabou enfatizando o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores que ocorreu na última quinta (3) envolvendo 50 empresas selecionadas a partir de edital.

Para Marco Magalhães, este é um momento que carimba o compromisso da Mineração com o estado.

“O objetivo da Vale Verde é desenvolver a região. A nossa premissa é usar 70% da mão de obra local e temos feito isso a partir de várias parcerias e programas como o de fornecedores e o de qualificação profissional, este último contando com o apoio do Sesi/Senai e das prefeituras de Arapiraca e Craíbas”, comenta o gerente de Construção da MVV.

O prefeito de Craíbas, por sua vez, enfatizou a geração de emprego e renda para o Agreste.

“Isso aqui significa, não só para Craíbas, mas para a região, o progresso e o desenvolvimento, onde estamos já empregando centenas de pessoas daqui e de outros estados. Agora não tem volta: a MVV é uma realidade! Nos próximos meses, ela estará operando e fazendo a extração e o beneficiamento de cobre”, pontua o prefeito de Craíbas, Ediel Leite.

Estiveram ainda presentes no evento o vice-prefeito de Craíbas, Neto Pedro; o ex-prefeito de Craíbas, Dinho Leite; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; o diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes; e o superintendente do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), Ivens Barbosa, além dos vereadores de Craíbas, Manoel Folha; Nando Rosendo; Eduardo Farias; Sargento Ivan; Sônia do Tatá; Niraldo Crispim; Fusquinha; Oseas Ferreira; e Auberaldo Gomes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas