Licença maternidade para gestante de múltiplos pode ser ampliada; entenda

Publicado em 28/03/2017, às 10h55

Redação

A Câmara está analisando Proposta de Emenda à Constituição (PEC 196/16) que amplia a licença maternidade no caso de gestação de múltiplos.

LEIA TAMBÉM

Pela proposta, mães que derem à luz a mais de uma criança terão 30 dias a mais de licença para cada nascido vivo. O benefício também será concedido para mães que adotarem mais de uma criança, independentemente da idade dos adotados.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. A relatora na comissão, deputada Soraya Santos, do PMDB do Rio de Janeiro, destacou a importância da licença-maternidade para a mãe e para as crianças, principalmente no caso de adoção.

"Porque é muito diferente você passar nove meses esperando uma criança chegar. A criança adotiva não, ela vem num período mais curto então ela precisa de um tempo maior para ter esse acolhimento. É por isso que essa licença é fundamental para a adequação dentro do lar."

Desde 2002 as mães adotivas tem direito à licença maternidade de 120 dias sem prejuízo do salário.

A Proposta de Emenda à Constituição que amplia a licença maternidade em mais 30 dias no caso de filhos múltiplos aguarda a instalação de uma comissão especial para ser analisada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas