Pedro Acioli*
O homem apontado como principal líder da facção ‘Comando Vermelho’ no município de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas, morreu em confronto com a polícia nessa quinta-feira (28), em Maceió. Ele foi identificado como Jailson dos Santos, conhecido como ‘Morrero’ ou ‘Zé do Morro’.
LEIA TAMBÉM
A investigação da polícia mostrou que Jailson atuava como chefe do tráfico de drogas na região e foi o mandante de diversos homicídios. Ele foi denunciado pelo envolvimento no atentado a tiros contra uma manicure neste ano, no bairro do Vergel do Lago, na capital alagoana.
De acordo com as investigações, o líder do grupo criminoso utilizava um estabelecimento comercial como fachada para o tráfico de drogas, movimentando a venda de entorpecentes diariamente.
Entre os homicídios apontados a ele, um teria sido de uma jovem nessa quarta-feira (27). Além disso, ele teria envolvimento com casos mais antigos, inclusive, num episódio em que a vítima foi esquartejada e enterrada em cova rasa no município de Passo de Camaragibe.
Jailson se escondeu no Conjunto Joaquim Leão, no bairro da Ponta Grossa, em Maceió, e durante a operação, ele reagiu à abordagem policial e foi atingido. O homem foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Efetivo da polícia
A ação contou com militares do Batalhão de Rotam, Companhia de RAIO, Inteligência da 8ª Companhia Independente e do 1º BPM. O secretário executivo de Políticas de Segurança da SSP, Patrick Madeiro, ressaltou o papel da população na construção da segurança pública:
“As denúncias feitas ao Disque 181 foram fundamentais para que a inteligência policial identificasse e localizasse esse criminoso. Esse é mais um exemplo de como a colaboração entre sociedade e instituições de segurança gera resultados concretos no enfrentamento ao crime”, disse.
Atentado contra manicure
Denúncias ligam o criminoso à tentativa de feminicídio contra uma manicure no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, no dia 13 de agosto deste ano. As ordens para os atentados teriam partido de Nem Catenga, líder do tráfico de drogas em algumas regiões de Maceió, que está foragido no Rio de Janeiro.
A mãe da vítima informou à Polícia Militar que dois homens foram os atiradores. Ainda de acordo com ela, a filha era envolvida com o tráfico de drogas, mas "deixou" o mundo do crime 10 dias antes do atentado, o que pode ter motivado a tentativa de homicídio.
Os primeiros relatórios médicos apontaram um estado de paraplegia (quando o paciente não consegue movimentar ou sentir as pernas) na vítima.
Suspeito de homicídio preso
Ainda durante a operação policial, um homem foi preso apontado com envolvimento no homicídio de um jovem nessa quarta-feira (27), em Passo de Camaragibe. A prisão ocorreu no mesmo município.
O investigado é conhecido pelo apelido Caçaco e teria recebido as ordens de Jailson para ser o autor do homicídio. Ele foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Matriz de Camaragibe e segue à disposição da Justiça.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS