Lideranças comunitárias relatam a experiência do Vida Nova nas Grotas em Fórum Internacional

Publicado em 11/02/2020, às 12h36
-

Redação

Lideranças comunitárias de Maceió contaram em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a transformação que o programa Vida Nova nas Grotas levou para a população dos locais onde moram. Júnior Nogueira, da Grota do Cigano; e Mônica Brito, da Grota do Alto da Boa Vista foram alguns dos nomes que representaram Alagoas durante o Fórum Urbano Mundial.

LEIA TAMBÉM

“Importantíssimo trazer o nome da comunidade Grota do Cigano para o Fórum, vivenciar esses dias intensos. A iniciativa do governo do Estado em dar voz às lideranças, de que nós possamos trazer nossa visão [para Abu Dhabi], falar das necessidades e benfeitorias que já foram realizadas”, ressaltou Júnior Nogueira.

Para Mônica Brito, as experiências vividas no Fórum Urbano Mundial serão levadas à comunidade. “Participar do evento foi incrível. Até ontem, o Vida Nova nas Grotas era conhecido no Brasil, e agora pudemos compartilhar tantas notícias e iniciativas boas com o mundo. Desejamos que isso seja ampliado, que novas famílias sejam atendidas e que Alagoas se torne exemplo para o mundo”, diz ela.

O coordenador do programa, Nery Almeida, também integra a delegação alagoana e fez um balanço do primeiro dia no Fórum. “É uma experiência inovadora apresentar o programa, que é sucesso mundial, para mais de 25 países. Vamos mostrar o que o governo de Alagoas vem desempenhando para resolver os problemas de mais de 300 mil pessoas que vivem nas grotas, locais que nunca tiveram um olhar diferenciado do poder público e hoje cresceram em vários aspectos. E trazer os líderes comunitários irá somar ao programa. Eles estão aqui representando quase 100 lideranças e são essas pessoas que servem de filtro para que o Executivo conheça as necessidades e desenvolva os programas que focam no desenvolvimento desses locais”, destaca.

O Vida Nova nas Grotas - realizado pelo governo estadual em parceria com a ONU-Habitat - já está no quarto anos de ações nas comunidades mais carentes de Maceió, com um saldo de R$ 87,2 milhões investidos em 53 grotas da capital. Desse total, 27 já tiveram suas obras concluídas: são intervenções que incluem a construção de escadarias, canaletas para escoamento de água da chuva, corrimãos, muros de contenção nas encostas, pontilhões, passeios e pavimentação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal