Líderes concordam e União Europeia vai fechar fronteiras pela primeira vez na história

Publicado em 17/03/2020, às 18h27
Photo Premium / Folhapress -

Folhapress

A União Europeia confirmou nesta terça-feira (17) que as fronteiras externas do bloco serão fechadas pela primeira vez na história.

LEIA TAMBÉM

Segundo a decisão, que foi aprovada pelos líderes dos 27 Estados-membros, as divisas deverão ser fechadas pelos próximos 30 dias como medida para conter o coronavírus.

"O inimigo é o vírus e agora temos que fazer o possível para proteger nosso povo e proteger nossas economias", disse a presidente da Comissão Europeia (o braço Executivo do bloco), Ursula von der Leyen. "Estamos prontos para fazer tudo o que for necessário. Não hesitaremos em tomar medidas adicionais à medida que a situação evoluir", completou ela ao anunciar a medida.

A alemã já tinha anunciadona segunda (16) a decisão de fechar as fronteiras, mas dependia da aprovação dos líderes de cada país, o que aconteceu em uma videoconferência nesta terça.

A decisão se aplica apenas as fronteiras externas da União Europeia, ou seja, às divisas entre países do bloco e de fora dele.

Na prática, isso significa que apenas cidadãos da UE podem entrar no bloco -a entrada de pessoas de fora está vetada, com algumas exceções.

Além disso, internamente cada país está livre para decidir se vai fechar suas fronteiras -como já fizeram Espanha e Alemanha, por exemplo- ou se as manterá abertas para os cidadãos de outros países do bloco.

Ursula também anunciou que vão ser implementadas medidas para agilizar o transporte de bens dentro do bloco, em uma tentativa de diminuir os problemas econômicos causados pelo coronavírus.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos