Líderes mundiais dizem que Fidel foi "exemplo inspirador" e "símbolo do século 20"

Publicado em 26/11/2016, às 19h02

Redação

Líderes mundiais exaltaram neste sábado (26) o ex-presidente e líder revolucionário cubano Fidel Castro, morto na sexta-feira (25) em Havana. Responsável por derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista em janeiro de 1959, Fidel governou seu país por quase cinco décadas, transferindo o poder em seguida para seu irmão, Raúl Castro. Amado e odiado dentro e fora de Cuba, o polêmico líder dividiu opiniões e críticas tanto em vida como após sua morte. Veja os comentários.

LEIA TAMBÉM

Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, que durante muito tempo atuou como um suporte econômico e político para Cuba, disse que Castro deixou uma marca duradoura em seu país e na história mundial.

"Fidel manteve seu território e fortaleceu seu país na época do mais severo bloqueio norte-americano, no momento da pressão maciça sobre ele", disse Gorbachev, segundo a agência de notícias Interfax.

"No entanto, ele levou seu país do bloqueio para o caminho do desenvolvimento autossustentado e independente".

Num telegrama de condolências a Raúl Castro, o presidente russo, Vladimir Putin, chamou o falecido líder de "um exemplo inspirador para muitos países".

"Fidel Castro era um amigo franco e experimentado da Rússia", disse o Kremlin citando a mensagem.

"A morte de Fidel Castro marca o fim de uma era para Cuba e o início de uma nova para o povo cubano", afirma o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson.

Na Venezuela, aliado de longa data de Cuba e firme opositor da postura política dos Estados Unidos, o presidente Nicolas Maduro disse que Castro inspirou e continuaria a inspirar seu país.

"Continuaremos vencendo e continuaremos lutando, Fidel Castro é um exemplo da luta para todos os povos do mundo. Iremos adiante com seu legado", disse Maduro à televisão Telesur por telefone.

Na Bolívia, onde Ernesto "Che" Guevara morreu em 1967 em uma tentativa fracassada de exportar a revolução cubana, o presidente Evo Morales disse em uma declaração: "Fidel Castro nos deixou um legado de ter lutado pela integração dos povos do mundo... A partida do Comandante Fidel Castro realmente dói".

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse: "Um grande deixou-nos, Fidel morreu, vive Cuba, vive a América Latina!"

Pelo Twitter, a presidente chilena Michelle Bachelet prestou condolências a Raúl e disse que Fidel foi "um líder pela dignidade e justiça social em Cuba e na América Latina".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja