Ligações clandestinas de esgoto rompem drenagem no Benedito Bentes

Publicado em 07/05/2020, às 21h05
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) flagrou várias ligações clandestinas de esgoto às galerias de águas pluviais. Desta vez, a situação foi encontrada no Beco da Gaia, localizada no Benedito Bentes, parte alta de Maceió, na quarta-feira (06). A Seminfra alerta para a prática, que é constante, e prejudica tanto a população, quanto ao município, que precisa realizar frequentemente os consertos.

LEIA TAMBÉM

No Benedito Bentes, as ligações clandestinas romperam o equipamento de drenagem, causaram vazamento de água e acarretaram na abertura de buracos entre as residências. A equipe da Seminfra já foi ao local para fazer o conserto.

 De acordo com o coordenador-geral de drenagem da Seminfra, Esdras Maia, os próprios moradores fazem a ligação clandestina.

“Precisamos que a população se conscientize sobre essa prática, porque ela é prejudicada por isso. Ligação clandestina é um problema que ocasiona em desperdício de água, com vazamentos, problema na distribuição da água para as residências, poluição, por misturar a água de galerias pluviais com esgoto, e até afundamentos no asfalto”, explica Maia.

Esdras Maias ressalta que a rede de esgoto não pode ser misturada à rede de drenagem, pois ambas exercem funções diferentes e seguem destinos distintos. A primeira é responsável pelo despejo de dejetos e água não potável de residências e estabelecimentos comerciais e destina esses materiais para as estações de tratamento. A segunda faz a drenagem da água da chuva, que é levada para os rios, ou para o mar.

“Quando ocorre a mistura dos dois com a ligação clandestina, esse esgoto acaba sendo levado para os rios ou para o mar junto com a água que está sendo drenada”, explica. “Outra situação é que a ligação clandestina obstrui o equipamento de drenagem e, em períodos de chuva, a rua pode alagar” finaliza.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês