☰
✕

Lima Duarte diz que recusou zona por “só ter mulheres pretas” e gera protestos

Publicado em 06/05/2026, às 08h50
- Reprodução

DCM

Ler resumo da notícia

O ator Lima Duarte, de 96 anos, gerou protestos durante a cerimônia da APCA (Associação Paulista de Críticos da Arte), realizada na noite desta segunda-feira (4), ao relatar um episódio de sua juventude em discurso de agradecimento. Com informações de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

LEIA TAMBÉM

Ao receber o troféu especial por sua trajetória na televisão, ele afirmou que, aos 15 anos, recusou ir a uma zona de prostituição em São Paulo por haver “só ter mulheres pretas”. A declaração causou reação entre participantes do evento.

Segundo relatos, a fala provocou constrangimento entre pessoas presentes no palco e na plateia. O episódio ocorreu durante a premiação na capital paulista.

Na mesma noite, Carmen Luz, Shirley Cruz e Grace Passô responderam à declaração durante suas participações e foram aplaudidas pelo público presente.

Ao se posicionar, Carmen afirmou: “Mulheres pretas, levantai-vos”. A fala foi recebida com aplausos na cerimônia.

Em nota enviada nesta terça-feira (5), o ator declarou que mencionou uma memória da infância, de “um Brasil muito duro, de um menino sem formação, vivendo na rua”. Ele afirmou que a fala foi feita como relato de época.

Ainda segundo o ator, “Aquela fala nasceu como retrato de um tempo e também como forma de protesto, do olhar de quem respeita e entende uma luta que é de todos”.

Durante o discurso, ele relatou conversa com um colega sobre duas ruas com prostituição e afirmou: “Não fui. Não fui porque só tinha preta…Que vida, hein, que coisas eu fui percebendo ao longo da vida. Então, nós fomos na Aimorés.”

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Zanin diz que adiamento de votação vale para urnas que não foram fechadas Sobrinho-neto de Dilma, Pedro Rousseff sofre acidente na Rodovia Fernão Dias Após caso no MS, urna é substituída no Rio Grande do Sul após ter teclas "2" e "3" coladas Eleitor depreda urna eletrônica em Fortaleza e equipamento é substituído