Lisboa: histórica Ponte 25 de Abril faz 50 anos e ganhará mirante panorâmico

Publicado em 12/08/2016, às 23h31
-

Redação

A capital portuguesa vai ganhar, em 2017, mais um ponto turístico para os cerca de quatro milhões de visitantes que recebe anualmente. A emblemática Ponte 25 de Abril, que liga as cidades de Lisboa e Almada, e cruza o rio Tejo, receberá um centro cultural com mirante panorâmico que proporcionará uma nova vista da cidade.

LEIA TAMBÉM

O projeto, que se chama Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7, é uma iniciativa turística e cultural que possibilitará aos visitantes uma viagem, de elevador, a um mirante panorâmico que proporcionará uma vista inédita da zona de Belém e do rio Tejo.

O lançamento do projeto ocorreu esta semana, junto a um dos pilares da ponte, por ocasião do aniversário de 50 anos daquela que anteriormente era chamada Ponte Salazar. No ano de 1974, logo após a Revolução dos Cravos, que reestabeleceu a democracia em Portugal, o nome da ponte foi alterado para 25 de Abril, data emblemática da revolução.

Essa obra arquitetônica era, à época de sua inauguração, em 1966, a maior ponte suspensa da Europa. Hoje, fica atrás apenas da Great Belt Bridge, na Dinamarca. Por dia, a 25 de Abril é atravessada, em média, por 140 mil carros e 157 trens. Somando-se todos os passageiros, a média diária é de 295 mil usuários. No ano passado, o pedágio arrecadou 40 milhões de euros, o equivalente a mais de 140 milhões de reais.

Considerada uma construção extremamente segura, estima-se que a ponte tenha uma vida útil ainda mais longa do que a inicialmente projetada, que era de cem anos. De acordo com especialistas da área de infraestrutura, a obra foi construída para resistir a terremotos de até 8 pontos na escala Richter e é um dos locais mais seguros de Lisboa.

O projeto cultural do mirante resultou de uma parceria entre as Infraestruturas de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Turismo de Lisboa e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias