Lista revela celulares que mais emitem radiação; pesquise o seu aparelho

Publicado em 25/02/2018, às 08h49

Redação

A radiação emitida por celulares e absorvida pelo corpo humano ainda vem sendo estudada para que a ciência diga se essa exposição pode causar câncer e de que forma.

LEIA TAMBÉM

Para ajudar na escolha dos consumidores e obrigar os fabricantes a melhorarem seus aparelhos foi criada uma medida conhecida como Taxa de Absorção Específica (SAR, em inglês), que permite saber quanto de radiação é retida pelo nosso organismo.

A Agência Federal Alemã de Proteção à Radiação desenvolveu uma base de dados com os celulares (novos e antigos) que mais geram ondas de radiofrequência, criando uma lista disponível para o público.

Nas primeiras colocações ficaram as marcas chinesas OnePlus e Huawei, e também o Lumia 630, da Nokia.

O iPhone 7 aparece em décimo lugar, o iPhone 8 em 12º lugar e o iPhone 7 Plus em 15º. O Sony Xperia XZ1 Compact aparece em 11º, o ZTE Axon 7 mini  em 13º e o Blackberry DTEK60 em 14º.

Não há diretrizes universais para um nível "seguro" de radiação telefônica, mas o órgão de proteção ao meio ambiente na Alemanha, o Der Blaue Engel, apenas aprova telefones com um nível de absorção de até 0,60 watts por kg.

Todos os telefones da lista emitida pela instituição alemã ultrapassam o dobro desse limite (o OnePlus 5T, no topo do ranking, tem 1,68).

Quanto aos dispositivos que oferecem um menor nível de radiação, a marca sul-coreana Samsung lidera.

Sony Xperia M5 (0,14), seguido do Samsung Galaxy Note 8 (0,17) e S6 edge+ (0,22), Google Pixel XL (0,25) e Samsung Galaxy S8 (0,26) e S7 edge (0,26).

Alguns telefones da americana Motorola (Moto G5 plus e Moto Z) também estão entre os que emitem as mais baixas radiações do mercado, de acordo com a instituição alemã.

Pesquise o seu aparelho

Para encontrar todos os celulares na base de dados, clique neste link, e refine a pesquisa por “Taxa de absorção no ouvido”, “Taxa de absorção no corpo” ou por “Fabricante”.

Você também pode pesquisar pelo modelo do seu aparelho. O site está em alemão, mas é possível compreender os resultados seguindo essas orientações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados