Live com questões quase iguais às do Enem 2025 foi ao ar 5 dias antes da prova; entenda

Publicado em 18/11/2025, às 13h50
- Foto: Reprodução/Redes Sociais

G1

Em 11 de novembro, 5 dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, uma live no Youtube mostrou ao menos cinco questões quase iguais às que caíram na avaliação oficial. Algumas, inclusive, têm exatamente os mesmos números cobrados dos candidatos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

LEIA TAMBÉM


Edcley Teixeira, que vende serviços de consultoria a vestibulandos e que se identifica como um estudante de Medicina da periferia, afirma que adivinhou as questões dentro dos parâmetros legais, sem nenhum vazamento de material, apenas para "democratizar a educação". Apostilas do curso que ele oferece, obtidas pelo g1, também continham uma sexta questão do Enem 2025, sobre tijolos.

Uma das principais técnicas usadas na "adivinhação", segundo o próprio "mentor", foi memorizar questões do Prêmio Capes Talento Universitário — prova opcional aplicada em concurso para estudantes do 1º ano de graduações. Edcley teria descoberto que essas perguntas serviriam como "pré-teste" para integrarem futuras edições do Enem [leia mais abaixo]. O Inep jamais confirmou qualquer associação entre esses dois exames.
 

"Desenvolvi método de algoritmo que dá a resposta de qualquer questão. Os professores precisam estudar a estrutura da prova. Com poucos recursos, consegui revolucionar o Enem sem que ninguém soubesse até hoje. Agora, sabem. Entendi a lógica do Enem e consegui prever as questões", diz.
 
Diante da repercussão da live, alunos que participaram da prova neste ano levantaram, nas redes sociais, a suspeita de um possível vazamento da prova — e manifestaram temor de que a avaliação seja cancelada.


Procurados pelo g1, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep não haviam respondido até a mais recente atualização desta reportagem. Não há, por enquanto, nenhuma informação sobre a possibilidade de anulação de notas do Enem 2025.


Em seus vídeos e stories postados nas redes sociais, Edcley conta que seguiu as seguintes técnicas para "prever" perguntas do exame:
 

De fato, há um post do ministério, de 22 de maio deste ano, em que este homem agradece pela participação no Talento Universitário e pelo prêmio de R$ 5 mil;

Um ex-aluno do "mentor", que pediu para não ser identificado pela reportagem, afirma que Edcley estimulava que estudantes se inscrevessem no Prêmio e decorassem o maior número possível de questões da prova, para que ele as divulgasse depois em lives e materiais de estudo.

"Óbvio que vou acertar o Enem inteiro. O Enem inteiro é repetido. Eu descobri o padrão. Sabe quantas pessoas elaboram o Enem? 25 pessoas. Elas estão no Inep desde 2009. Sigam na rede social. Você vai conseguir saber no que elas estão pensando", afirma.

"Tem o CPF delas nas chamadas públicas. Você facilmente descobre. Jogue no Google, siga a pessoa, veja os artigos científicos. Em geral, são professores universitários, tem lá um falando de endemias [tema que caiu em 2025]. Você imagina: essa pessoa vai querer reciclar seu próprio artigo. Aí, consegue prever seguindo as pessoas."

Abaixo, veja as questões que foram adiantadas por Edcley na live e em materiais didáticos vendidos por ele:

Pergunta sobre fotossíntese
 
 Versão de Edcley:

Questão do Enem 2025
 

Pergunta sobre espécies

 

  • Versão de Edcley:

  • Questão do Enem 2025:
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Caseiro é preso suspeito de matar mulher a facadas em mansão no Morumbi 'Dormi na portaria do prédio', diz idosa há 4 dias sem luz no centro de SP Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até este domingo Terremoto atinge cidade no Brasil; prefeitura alerta sobre novos tremores