Livro infantil que exalta Hitler como ‘grande líder’ é retirado do mercado

Publicado em 26/03/2018, às 21h26

Redação


LEIA TAMBÉM

Um livro infantil que pintava Adolf Hitler como um “grande líder” foi retirado do mercado. Publicado em 2016 pela editora indiana Pegasus, o título apresentava às crianças 11 biografias de líderes que “dedicaram sua vida para melhorar seu país e nação”, e vinha recebendo duras críticas por equiparar os feitos do ditador nazista aos de outras personalidades notáveis, como Mahatma Gandhi e Nelson Mandela.

Em entrevista ao The New York Times no início de março, Annshu Juneja, responsável pela editora, defendeu a inclusão de Hitler no livro: “Seu perfil de liderança e habilidade discursiva influenciaram massas. Nós não estamos discutindo suas visões ou atitudes, nem se ele foi um bom ou mau líder, apenas o quão poderoso ele era como um”. O nazista aparecia também na capa do livro, ao lado de Barack Obama.

Ao The Guardian, o rabino Abraham Cooper – um dos líderes do judaismo nos Estados Unidos — rebateu a afirmação. “Adolf Hitler era um visionário, sua visão quase destruiu nosso planeta, começou a II Guerra Mundial, que deixou dezenas de milhões de mortos e assassinou seis milhões de judeus”, disse ele, acrescentando que o livro traria “lágrimas de alegria” aos nazistas e seus herdeiros, os neo-nazistas.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer