Liz Truss será a nova primeira-ministra do Reino Unido

Publicado em 05/09/2022, às 09h33
Liz Truss | Hannah Mckay -

InfoMoney

A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, de 47 anos, venceu a disputa pela liderança do Partido Conservador e será a nova premiê do país ao substituir Boris Johnson.

LEIA TAMBÉM

A nova líder do partido herdará a maioria parlamentar e, portanto, se tornará primeira-ministra após procedimentos formais de transferência na terça-feira.

Em sua campanha, Truss prometeu reduzir impostos e o tamanho do Estado. Ela já ocupou diversos postos ministeriais nos governos de David Cameron, Theresa May e Boris Johnson.

Nos últimos anos, ganhou destaque por fechar os primeiros acordos comerciais do Reino Unido pós-Brexit, com Austrália e Japão, quando era secretária de Comércio Internacional (2019-2021). Seus apoiadores a chamam de “nova Dama de Ferro”, em referência à ex-premiê conservadora Margaret Thatcher.

A nova premiê britânica afirmou nesta segunda-feira que apresentará um plano para reduzir impostos e impulsionar o crescimento econômico.

“Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e fazer nossa economia crescer”, disse Truss em discurso após o anúncio do resultado. “Vou responder à crise de energia, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com os problemas de longo prazo que temos no fornecimento de energia.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia diz que parentes não estão entre suspeitos de rapto de mãe de apresentadora de TV Congresso do Peru derruba presidente e declara cargo vago às vésperas das eleições Brasileira morta por ex nos EUA enfrentava divórcio e tinha ordem de restrição contra ele Vencedor do Oscar, ator Robert Duvall morre aos 95 anos