Lotou! veja as imagens do primeiro dia de reabertura do Centro de Maceió

Publicado em 03/07/2020, às 15h15
Fotos: Itawi Albuquerque/TNH1 -

Redação TNH1

O primeiro dia de reabertura do comércio no Centro de Maceió, iniciado nesta sexta-feira (3), marcou o início da fase laranja do distanciamento social controlado no combate à covid-19 em Alagoas.

LEIA TAMBÉM

O TNH1 registrou esse primeiro dia de retorno à rotina no Centro da capital, onde a população circulou sob uso de máscaras, demarcações de distanciamento, aferição de temperatura e barreiras sanitárias para controlar o fluxo e evitar aglomerações.  

 “Houve pessoas que chegaram antes das 10h e formaram filas em frente às lojas esperando que abrissem. A Secretaria está cumprindo seu papel de orientar e fazer com que as pessoas circulem obedecendo os decretos que implantam medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. É necessário que cada um faça sua parte”, reforça o diretor de Convívio Social da Semscs, Carlos Alberto Mendonça.


Os fiscais percorreram as lojas, para averiguar se todas as recomendações estão sendo seguidas e, segundo informou a Semscs, haverá fiscalização em todos os horários.  

A reabertura foi autorizada para lojas com até 400 metros, alem de uma série de cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias. Entre esses cuidados está a disponiblidade de álcool em gel, que tem se mostrado um aliado importante no combate ao coronavírus. 


Comitê alerta para efeito "bumerangue" -  Foi divulgado ontem (02) o novo boletim do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus (C4) do Consórcio Nordeste, com o alerta para um possível "efeito bumerangue" dos casos de covid-19 em Maceió e outras capitais, após a retomada das atividades do setor econômico proposta pelos estados. 

O estudo também recomendou a instituição imediata de lockdown - isolamento social mais restritivo - nas cidades de Maceió, Aracaju/SE, Caruaru/PE, Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas, estas quatro últimas na Bahia, baseados numa série de indicadores da Matriz de Risco do C4.


A instituição recomenda a reversão de planos de afrouxamento do isolamento social em capitais e em municípios do interior que estejam apresentando curvas crescentes ou em estabilização da curva em altos patamares de casos e óbitos. Assim como o fator de reprodução (Rt) acima de 1, e que tenha excedido a taxa de ocupação (80%) de leitos de enfermaria ou UTI, considerada como limite máximo de segurança pelo estudo.

Veja mais imagens: 


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês