Lucas Pinheiro recebe cheque do COB por ouro olímpico; veja valor

Publicado em 20/02/2026, às 13h53
Lucas Pinheiro recebe cheque de R$ 350 mil do COB por ouro olímpico - Jonne Roriz / COB

Folhapress

Ler resumo da notícia

O esquiador norueguês-brasileiro Lucas Pinheiro Braathen recebeu nesta sexta-feira (20) um cheque simbólico de R$ 350 mil do COB (Comitê Olímpico do Brasil) pela medalha de ouro na prova de slalom gigante do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Foi a primeira medalha da América Latina na competição, que existe desde 1924.

LEIA TAMBÉM

O COB entrega o valor a todos os atletas brasileiros que conquistam o ouro olímpico. "É de praxe do Comitê Olímpico do Brasil premiar os vencedores com uma quantia financeira que simboliza o reconhecimento do trabalho e todos os esforços que o atleta teve naquela conquista da medalha", afirmou Marco La Porta, presidente do COB.

"Este cheque premia este trabalho fantástico que o Lucas fez desde o primeiro momento em que se aproximou e vestiu a camisa verde e amarela e realmente mostrou a sua paixão pelo país e a sua honra em representar o nosso Brasil. É um reconhecimento mais do que justo", acrescentou o dirigente.

Nascido em Olso, o esquiador filho de pai norueguês e mãe brasileira começou a carreira competindo pela Noruega, quando chegou a se sagrar campeão da Copa do Mundo de esqui alpino, na categoria slalom.

Apenas sete meses após a conquista, surpreendeu o mundo ao anunciar a aposentadoria precoce do esporte, devido a desentendimentos com a federação norueguesa sobre a condução de sua carreira. Pouco depois, em outubro de 2024, anunciou que passaria a competir com as cores do Brasil.

"Estou muito animado para trabalhar com o Comitê Olímpico do Brasil para ajudar a nova geração que quer entrar nos esportes, que quer ser parte desta comunidade e celebrar a diversidade do nosso país. Porque isso é o valor que realmente é significante para os esportes", afirmou Lucas Pinheiro durante visita à Casa Brasil em Milão.

"O que me deixa realmente feliz é que eu estou em uma posição de trazer bem para o povo agora. Tenho a atenção do povo brasileiro em casa, a oportunidade de trazer o bem, trazer uma mudança", disse o campeão olímpico.

O COB já confirmou que o atleta representará o país novamente na próxima edição dos Jogos de Inverno, nos Alpes Franceses, em 2030.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Lula parabeniza Lucas Pinheiro por ouro inédito nos Jogos de Inverno Brasil encerra Mundial de parabadminton com bronze de Vitor Tavares Brasileiro Lucas Pinheiro chora após 1º lugar nas Olimpíadas de Inverno: 'nada é impossível' Jogos de Inverno: atletas acabam estoque de 10 mil camisinhas em três dias