Lula depõe como testemunha de Eduardo Cunha

Publicado em 04/07/2017, às 19h15

Redação

Lula depõe como testemunha de Cunha

LEIA TAMBÉM


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs nesta terça-feira, 4, no Fórum de São Bernardo do Campo, no ABC, como testemunha de defesa do presidente cassado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), no processo que acusa o peemedebista e o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) de participarem um esquema de corrupção na Caixa Econômica Federal.

O depoimento foi tomado,via vídeo conferência, pelo juiz federal de Brasília Vallisney de Souza Oliveira. A audiência durou menos de 10 minutos. Nela, Lula disse que não recebeu qualquer pedido de Michel Temer para que o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, se transformasse em presidente da Caixa Econômica  Federal. Lula afirmou que a indicação teria sido do próprio PMDB e da base aliada.

O ex-presidente ressaltou que a escolha "normalmente passava pelo ministro das Relações Institucionais, Ministério da Fazenda e Casa Civil". Segundo ele, depois desse caminho, a nomeação era levada novamente à Presidência da República, e que não havendo nada que desabonasse o escolhido, era confirmado.

No depoimento, Lula também afirmou desconhecer qualquer influência de Cunha na liberação de recursos do FI-FGTS (fundo de investimento estatal).

Lula também foi perguntado se conhecia as relações entre Cunha e Alves. O ex-presidente disse que não, apenas que os dois eram, na época, deputados federais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP