Lula lamenta morte de Hermeto Pascoal: ‘Transformou em música tudo o que tocava’

Publicado em 15/09/2025, às 09h29
-

TNH1 com Agências

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou neste domingo (14) seu pesar pela morte do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, que faleceu na noite de sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro (RJ).

LEIA TAMBÉM

Em uma nota divulgada pelo Planalto e nas redes sociais, o petista manifestou solidariedade à família e aos amigos do músico, destacando sua projeção internacional. "A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Lagoa da Canoa o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo", afirmou Lula.

O velório de Hermeto ocorrerá nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, localizada em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O músico viveu no bairro durante boa parte de sua vida. A cerimônia será aberta ao público, das 14h às 21h.

O presidente também recordou que, em dezembro de 2010, durante seu segundo mandato, concedeu a Ordem do Mérito Cultural a Hermeto. Este prêmio é entregue pelo governo federal a personalidades que contribuem para o enriquecimento da identidade cultural brasileira. "Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos", homenageou Lula.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mania fofa leva mãe ao diagnóstico de autismo da filha: 'Não fazíamos ideia' Vídeo: torcedores de Santos e Inter entram em conflito em rodovia Pai de aluna é preso após agredir diretor em escola do interior de SP Ex-jornalista da Globo é vítima de 'quebra-vidros' em SP e tem celular roubado