Lula pode ser preso hoje?

Publicado em 10/05/2017, às 16h22

Redação

Apesar da torcida nas redes sociais, as chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser preso nesta quarta-feira são remotas. Isso porque não há nenhum elemento novo que leve a Polícia Federal ou o Ministério Público Federal a pedir a prisão preventiva — medida esta aplicada somente em casos nos quais há risco de destruição de provas, fuga do país, e coação de testemunhas. O simples fato de o ex-presidente ter ido à Curitiba, hoje, prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro já é uma prova de que ele não está tentando escapar da Justiça.

LEIA TAMBÉM

“A chance de prisão hoje é quase zero, a não ser que Lula agrida o juiz ou o procurador, o que pode ser considerado desacato à autoridade. Mas isso é inimaginável. Se Lula foi levado à Curitiba para ser ser preso como uma armadilha, isso seria uma prova de fraqueza do judiciário. E o judiciário é mais forte do que isso”, afirmou Fernando Castelo Branco, coordenador da pós-graduação em Direito Penal Econômico do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP-SP).

É importante lembrar que a prisão preventiva é uma medida excepcional e não pode ser usada como castigo. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a detenção como punição pelos crimes cometidos só pode ser aplicada a partir da condenação em segunda instância — Lula ainda não foi condenado em nenhuma das cinco ações das quais é réu na Justiça Federal de Curitiba e Brasília.

O depoimento do petista ocorrerá na ação que trata especificamente da reforma do tríplex no Guarujá (SP) e do armazenamento dos bens presidenciais, bancados pela OAS — ele responde pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Este processo está na fase final de tramitação, com o inquérito da PF, a denúncia da procuradoria e a oitiva de testemunhas de defesa e acusação já concluídas — por isso, é mais difícil ainda surgir um pedido de prisão na ação.

A possibilidade de Lula ser preso foi aventada tanto por grupos pró como contrários a Lula. O primeiro alardeou que as caravanas à capital paranaense visavam impedir uma suposta emboscada armada pela Lava Jato contra o ex-presidente, enquanto o segundo divulgou cartazes que diziam que a cidade “o esperava de grades abertas”. Conforme o próprio Sérgio Moro afirmou em vídeo divulgado no Facebook, o depoimento de Lula é um “ato normal do processo” e não acontecerá nada de diferente e anormal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital