Lula recebe Lira sob pressão e em meio a risco de derrota do PL das Fake News

Publicado em 02/05/2023, às 11h09
Foto: Arquivo: agência câmara -

Renato Machado e Danielle Brant/Folhapress

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe na manhã desta terça-feira (2) o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), para um encontro a sós no Palácio da Alvorada. Lira chegou à residência oficial da Presidência da República por volta de 9h15 e permaneceu no local por cerca de 45 minutos.

LEIA TAMBÉM

O encontro acontece no dia previsto para a votação do PL das Fake News, cujo texto vem sofrendo uma crescente oposição. Há a possibilidade de que a proposta seja retirada de pauta, em meio ao risco de derrotas. Também acontece após as críticas à articulação política do governo.

Aliados de Lula, no entanto, afirmam que o encontro já estava marcado desde a semana passada e que o objetivo seria discutir a relação do governo com a Câmara. A reunião, no entanto, não consta na agenda oficial de Lula.

Após a reunião, Lula recebeu alguns ministros do núcleo político, entre eles Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil). Também estavam presentes os líderes do governo no Senado e na Câmara, respectivamente Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE).

A votação do PL das Fake News na Câmara dos Deputados, prevista para esta terça-feira (2), pode ser adiada diante das chances de o texto ser rejeitado pelo plenário.
Após se encontrar com Lula, Lira deve se reunir com líderes dos partidos para tomar uma decisão. O relator do texto, Orlando Silva (PC do B-SP), também deve se reunir com seus pares.

O adiamento é cenário considerado provável tanto pela oposição como pelos governistas —o Palácio do Planalto endossa o projeto de lei.
A urgência da proposta foi aprovada na última terça-feira (25) por 238 votos a favor e 192 contrários e acordo feito na ocasião entre líderes partidários prevista a votação nesta terça.
Ao longo da semana, no entanto, o projeto começou a enfrentar resistência crescente da oposição e da bancada evangélica, aumentando o risco de o texto ser rejeitado.

Além disso, a Câmara vem criticando a articulação política do governo, a cargo do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha.
Em entrevista ao jornal O Globo, Lira criticou duramente Padilha. Disse que o ministro é um "sujeito fino e educado", mas que vem tido dificuldades. "Não tem se refletido em uma relação de satisfação boa. Talvez a turma precise descentralizar mais, confiar mais. Se você centraliza, prende muito", afirmou ao jornal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC