g1
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse em entrevista à TV Liberal nesta sexta-feira (3) que esteve na Basílica de Nazaré para agradecer após enfrentar problemas no avião que ia para o Breves, no arquipélago do Marajó e falou sobre o Círio.
LEIA TAMBÉM
"Não tem festa mais extraordinária que o Círio de Nazaré", afirmou.
Após inaugurações da COP 30 em Belém, ele esteve na noite de quinta-feira (2) na Basílica de Nazaré para agradecer.
"Fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré porque aconteceu um problema comigo no avião. Fui pegar o avião para o Marajó e teve um problema no motor do avião da Força Aérea Brasileira. Em tempo, quando estavámos em terra, tivemos que descer e fomos no Brasília [outro avião da FAB]", afirmou.
O g1 pediu detalhes à FAB sobre o problema na aeronave mencionado por Lula e aguarda retorno.
Acompanhando de ministros, o presidente esteve no fim da manhã de quinta em Breves, no Marajó, onde inaugurou uma creche e fez anúncios de investimento. Ele chegou por volta das 11h no aeroporto da cidade e foi de veículo até uma creche e depois, até à orla, na beira do rio, onde houve os anúncios.
Lula ainda falou que não deve voltar a Belém para o Círio de Nazaré, em 11 e 12 de outubro, por conta de outros compromissos. O presidente acompanhou algumas das procissões de uma da smaiores festas religiosas do mundo em 2004. Lula falou sobre a admiração pelo Círio.
Na cidade marajoará, Lula falou ainda sobre o problema de fornecimento de água potável na região (veja mais abaixo) e reconheceu os problemas de Belém para a COP 30.
"Não será a COP do luxo, será a COP da verdade. [...] Vamos fazer a melhor COP da história da COP da história. A melhor COP com todos os problemas que a gente tem, até com um carapanã picando um gringo. Não tem problema. Eles têm que saber como é que a gente vive", disse.
O presidente foi ao Marajó acompanhado da primeira dama Janja e dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Casa Civil, Rui Costa, das Cidades, Jader Barbalho Filho e também por Celso Sabino, que já entregou a carta de demissão do Ministério do Turismo.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), recebeu o presidente, que deve ficar no estado paraense até sexta-feira (3) para cumprir uma série de compromissos, incluindo inaugurações de obras da COP30 em Belém.
Breves fica distante cerca de 200 quilômetros de Belém em linha reta e a cerca de 12 horas de barco. Com 106.968 moradores, a cidade é a mais populosa do Marajó e considerada a capital do arquipelágo, sendo também uma das poucas com aeroporto.
A última vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Breves foi em 2007, segundo o ministr da Educação. Já no Pará, Lula esteve por último em fevereiro de 2025, quando participou de uma série de compromissos em Belém, incluindo entrega de apartamentos e visitas a obras da COP.
LEIA MAIS