Lula viaja ao PR em avião de suspeito de corrupção

Publicado em 10/05/2017, às 12h42

Redação


LEIA TAMBÉM

Lula embarcou na manhã desta quarta-feira (10), às 9h29, do aeroporto de Congonhas, em São Paulo rumo a Curitiba, no Paraná. O petista vai depor ao juiz Sergio Moro, responsável pela operação Lava Jato na primeira instância. O interrogatório está marcado para às 14h em Curitiba (PR).

Para a viagem, o ex-presidente usou um jatinho particular, ligado a Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro de Relações Institucionais, que foi apontado como um dos idealizadores do mensalão mineiro. Ele sempre negou o envolvimento e, em 2014, a justiça suspendeu as investições do caso após a prescrição do suposto crime.

A aeronave, de prefixo PR-BIR, pertence a Samos Participações Ltda, uma holding de Walfrido. O político mineiro atuou nos dois governos de Lula. Primeiro ocupou o ministério do Turismo, entre 2003 e 2007. Depois, ainda em 2007, ficou como titular da pasta de relações institucionais e deixou o cargo após ser acusado de envolvimento no escândalo do mensalão mineiro. 

Walfrido também foi eleito vice-governador de Minas Gerais, em 1994, e, em 1998, deputado federal pelo PTB. Também atuou como coordenador de campanha de Ciro Gomes no primeiro turno das eleições presidenciais de 2002.

O mensalão minieiro foi um esquema de financiamento com recursos de estatais mineiras para a campanha de reeleição em 1998 do então governador de Minas, Eduardo Azeredo, do PSDB.

Lula em Curitiba 

No encontro, o primeiro em que Lula e Moro ficarão frente a frente, o petista dará explicações sobre o suposto recebimento de propina da empreiteira OAS, por meio da compra de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. O armazenamento de bens do ex-presidente pela OAS, entre 2011 e 2016, também faz parte deste processo.

Do lado de fora, militantes do PT e grupos favoráveis ao ex-presidente esperam reunir 10 mil militantes para apoiar o ex-presidente. Entre eles, Dilma Rousseff, que foi a Curitiba em viagem de Porto Alegre (RS) em um avião de comercial.

Foi montado um grande acampamento na região central da capital do Paraná, com cerca de 5.000 pessoas. Organizado, o local tem uma grande cozinha, chuveiros dentro de contêineres e banheiros químicos, mas disputa espaço com composições de trem.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital