Lyra reúne lideranças do setor produtivo para encontro com ministro Maurício Quintella

Publicado em 04/07/2016, às 14h55

Redação


LEIA TAMBÉM

Para discutir os projetos federais de infraestrutura e encaminhar revindicações do setor produtivo alagoano, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas  (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade. recebeu, nesta segunda-feira, 4, num café da manhã, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, deputado federal Maurício Quintella. Para o encontro, Lyra convidou dirigentes de entidades como as federações da Agricultura e Comércio, Câmaras de Lojistas, Associação Comercial, e os Sindicatos da Construção Civil e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/AL).

Na oportunidade, o ministro fez uma explanação sobre as obras que estão sobre sua responsabilidade em todo o País. Ele falou das dificuldades que enfrenta diante da realidade econômica do Brasil, após o recente período de turbulência política, com alto índice de desemprego. Mesmo assim, se mostrou otimista e relacionou obras que serão retomadas e iniciadas, inclusive aquelas que beneficiarão os alagoanos.“Esse é um momento importante, pois discutimos as contribuições que o setorpode dar ao governo, que tem um programa de parceria público-privada em andamento. Estamos trabalhando para reconquistar a confiança do mercado, viabilizando investimentos”, disse o ministro Maurício Quintella.

Para ele, o encontro na Fiea serviu para alinhar essa nova política, principalmente com médios e pequenos empresários.Neste sentido, anunciou a retomada das obras de duplicação da BR-101, no trecho que passa por Murici; disse que, com licitação já concluída, o trecho entre Rio Largo e Teotônio Vilela já está em fase de classificação de empresas. São obras que, segundo Quintella, “devem ser iniciadas em outubro, após as chuvas”.

O ministro revelou ainda que, no próximo dia 8, numa solenidade em Canapi, vai assinar Ordem de Serviço para construção da estrada entre Carié (AL) e Inajá (PE), e de Ouro Branco até a divisa com a Bahia. Será feita ainda a recuperação estruturada de todos os trechos de rodovia federal entre Maceió e Carié. “Com essas obras vamos garantir a recuperação de toda malha viária federal em Alagoas”, afirmou Maurício Quintella.Na reunião com os empresários ele destacou as obras que estão em andamento no Aeroporto Zumbi dos Palmares; e anunciou um estudo técnico que vai mostrar se o Porto de Maceió tem viabilidade para receber um terminal de passageiros, de modo a se inserir na rota dos grandes navios internacionais. “Infraestrutura é o insumo básico para o desenvolvimento ”, concluiu.

Embora tenham se mostrado satisfeitos com a reunião, os líderes empresariais presentes ao encontro manifestaram preocupação com a agilidade do governo nessa retomada de investimentos. Para José Carlos Lyra, é urgente que o país retome o trilho do crescimento, único caminho, no momento, para a superação total da crise político-institucional.Entre outras lideranças, participaram da reunião Álvaro Almeida (Agricultura), Wilton Malta (Comércio), Leonardo Marques (FCDL), Kennedy Calheiros (Sebrae), Alfredo Breda (Sinduscon/AL), Fernando Dacal (Crea/AL).


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer