Maceió celebra diversidade com arte e resistência na 14ª Marcha Contra a LGBTfobia

Publicado em 19/05/2025, às 11h48
14ª edição da Marcha Contra a LGBTfobia celebrou a diversidade com arte e voz nas ruas. - Foto: Beto Macário/Secom Maceió

Secom Maceió

A orla da Ponta Verde foi palco, no último domingo (18), da 14ª edição da Marcha Contra a LGBTfobia de Maceió. A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) integrou a organização do ato, reafirmando o compromisso da gestão com os direitos da população LGBTQIAPN+ e com a cultura como instrumento de transformação social.

LEIA TAMBÉM

O evento foi marcado por uma ampla programação artística com apresentações de Naná Martins, Mister Jacob, Soraya Monte, Joelminha do Rec, além dos DJs Dallas, Carlota, John, Nanda Machado, Washington, João Guerra e Elias o Boyzinho. A arte foi utilizada como instrumento de protesto, celebração e resistência.

Presente na Marcha, o presidente da FMAC, Myriel Neto, representou a gestão JHC e reforçou que iniciativas como essa são fundamentais na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.

“Mais do que uma marcha, esse é um grito coletivo por respeito, liberdade e dignidade. É tempo de ocupar as ruas com coragem e celebrar a diversidade como um direito. A FMAC se orgulha em caminhar ao lado da comunidade LGBTQIAPN+, fortalecendo essa luta com arte, afeto e resistência”, destacou o presidente.

Como forma de exaltar a arte como instrumento de luta, a FMAC levou ao palco da Marcha artistas locais que alegraram o público com suas performances e reforçaram a importância do apoio à causa.

“É muito importante esse movimento, é muito importante o apoio da Prefeitura de Maceió, o apoio da FMAC para que possa estar acontecendo esse evento. É uma alegria muito grande, para mim, estar aqui hoje. É mais que um ato de luta, é um ato de amor”, declarou a cantora Naná Martins.

A mobilização contou ainda com o reconhecimento da coordenação do evento. Michele Morais, coordenadora adjunta da Marcha, fez questão de agradecer o apoio da FMAC.

“Estamos aqui, em um ato de política, pedindo respeito, marchando por nossos direitos, amando para revolucionar. Eu quero agradecer, especialmente, a FMAC e ao presidente Myriel Neto”, disse Michele.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças