Maceió cria mais de 1.400 empregos formais e contribui com queda do desemprego em Alagoas e no País

Publicado em 27/06/2025, às 18h19
- Gabriel Moreira/ Arquivo Secom Maceió

Redação

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,2% no trimestre encerrado em maio de 2025, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o menor índice registrado desde o início da série histórica da pesquisa, e Maceió deu importante contribuição nesse resultado positivo. O Brasil atingiu novo recorde na geração de empregos de carteira assinada.

LEIA TAMBÉM

Em abril, a capital alagoana foi responsável pela criação de 1.453 novos empregos com carteira assinada. O bom desempenho de Maceió contrastou com o cenário estadual: outros municípios alagoanos, juntos, registraram um saldo negativo, com 1.039 postos de trabalho formais fechados. Isso significa que Maceió foi o município que amenizou o impacto do desemprego no estado, sustentando o saldo positivo de contratações formais em Alagoas.

A Pnad Contínua considera como desempregadas as pessoas com 14 anos ou mais que estão sem trabalho, mas disponíveis e em busca de uma ocupação. A pesquisa não inclui, por exemplo, estudantes e donas de casa que não estejam procurando emprego, os quais são classificados como fora da força de trabalho. Por outro lado, pessoas que trabalham por conta própria, como empreendedores, são consideradas ocupadas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motoristas com medidas protetivas poderão ser proibidos de trabalhar em aplicativos Alta estação impulsiona criação de vagas e movimenta mercado de trabalho em Maceió Férias coletivas e recesso do trabalho: quais as diferenças? Cursos in company reforçam importância do capital humano como fator de desenvolvimento