Maceió e outras três cidades de AL aderem ao consórcio de vacinas da FNP

Publicado em 05/03/2021, às 17h19
Rafa Chafer / Secom Maceió -

Redação TNH1

Foi publicada no final da tarde desta sexta-feira, 5, a lista final de municípios que aderiram ao consórcio para aquisição de vacinas, proposto pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Apenas quatro cidades de Alagoas aderiram ao consórcio, são elas: Maceió, Cajueiro, Minador do Negrão e São Sebastião. Ao todo, 1.703 municípios estão na lista da FNP. 

LEIA TAMBÉM

Clique aqui para ver a lista completa. 

O consórcio foi criado com o objetivo de dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda.

"A ideia de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005. De acordo com o PNI, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do Governo Federal. No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar brasileiros e brasileiras para a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público, amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo", diz a FNP.

Para custear as vacinas, os recursos podem ser disponibilizados por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Caso isso ocorra, a ideia é reembolsá-los. Não seria adequado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, ressaltou o presidente da FNP, Jonas Donizette, em entrevista recentemente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados