Maceió economiza 20 milhões com novo contrato de limpeza pública

Publicado em 20/06/2020, às 11h10
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió busca medidas para que a crise causada pela pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, não afete os serviços essenciais. Reduzir os gastos públicos, mas manter os trabalhos que fazem parte do dia a dia do maceioense é um desafio que resultou em mais uma conquista. Maceió economizará 20 milhões após novo processo de contratação de uma das empresas responsáveis pelo serviço de limpeza urbana na capital. 

LEIA TAMBÉM

A novidade foi possível com o trabalho da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser). A assinatura, que marcou o final do processo licitatório, foi realizada na quarta-feira (17) e a contratação foi publicada no Diário Oficial do Município da quinta-feira (18).

A concorrência pública foi iniciada em 2019, de maneira transparente, com a atuação do Ministério Público Estadual (MPE/AL) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), possibilitando a participação de empresas de todo o País.

A empresa vencedora do processo foi a M Construções e Serviços Ltda, que ofereceu 20% de desconto na prestação dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos e demais produtos correlatos. O valor estimado do presente contrato é de R$ 111.516.810,72 (cento e onze milhões, quinhentos e dezesseis mil, oitocentos e dez reais e setenta e dois centavos) e refere-se ao lote 1, responsável pela coleta de resíduos na parte baixa da capital.

A empresa, que inicialmente havia sido desclassificada antes da divulgação do preços, recorreu à Justiça, que decidiu pela permanência no processo. A Prefeitura permitiu que fosse realizado o reajuste na composição de preços, para então realizar a contratação sem alteração no valor final.

“A Prefeitura, por meio da Sudes e da Agência, realizou esse trabalho de forma irretocável, com análise do processo de forma detalhada. E agora, a gente chegou ao final, onde declaramos a vencedora do processo, a empresa M Construções, que que presta esse serviço de coleta urbana e vai trazer uma economia de R$ 20 milhões, durante o exercício do contrato, para os cofres públicos”, disse Rodrigo Fontan, presidente-presidente da Arser.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres destaca que esta economia possibilita a ampliação das ações de limpeza urbana. “A assinatura desse contrato é muito importante para a continuidade do serviço da limpeza urbana em Maceió, pois garante a seguridade na gestão. Isto irá permitir a inclusão de mais serviços na capital”, afirmou.

O superintendente explica ainda que essa licitação refere-se à assinatura de contrato do lote 1, que contempla os serviços de limpeza urbana na parte baixa da capital. “Estamos empenhados para destravar na justiça o lote 2, e seguir realizando o trabalho com os dois contratos assinados”, enfatizou.

O contrato terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses. A transição da empresa para o início da prestação do serviço deverá ser realizada no início do próximo mês.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática