Maceió inicia cadastro para venda de fogos de artifício nesta quarta-feira (21)

Publicado em 21/05/2025, às 09h56
Ação possui o objetivo de garantir que a comercialização de fogos ocorra de forma segura, organizada e dentro da legalidade. - Foto: Arquivo/Ascom Semsc

Redação

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) deu início, nesta quarta-feira (21), ao período de inscrições para a venda de fogos de artifício durante os festejos juninos em Maceió. Os interessados devem procurar a sede da Semsc, localizada na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, no bairro Farol, das 8h às 14h, para regularizar sua situação.

LEIA TAMBÉM

O objetivo da ação é garantir que a comercialização de fogos ocorra de forma segura, organizada e dentro da legalidade, evitando riscos à população e proporcionando uma experiência positiva para moradores e turistas durante o São João.

Documentação necessária

No momento do cadastro, os comerciantes devem apresentar cópias dos seguintes documentos:

• RG e CPF

• Comprovante de residência

• CNPJ

• Alvará de funcionamento da empresa

• Projeto da barraca

• Contrato de locação do imóvel (em caso de instalação em área privada)

Após análise da documentação pela Coordenação de Autorização para o Exercício de Atividades em Logradouros Públicos, será necessário realizar o pagamento da taxa de ocupação do solo público, conforme previsto no Código Tributário Municipal.

Somente após o pagamento da taxa e a apresentação do laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, será emitido o alvará de funcionamento da barraca em local público.

Já em áreas privadas, o comerciante deverá apresentar o laudo dos bombeiros e pagar a taxa de licença para comércio eventual. Após isso, será emitida a autorização necessária para a venda dos fogos.

Adequação à Lei do Silêncio

O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, reforça a importância da regularização e incentiva a adoção de produtos mais seguros e inclusivos.

“É fundamental que os comerciantes regularizem sua situação junto à Semsc, porque o São João é uma ótima oportunidade para trabalhar. Os fogos já são tradição e esperados por todos, mas queremos também lembrar que já está em vigor a Lei Estadual nº 9.146/2024, que proíbe fogos com estampido a partir de 2026. Esse é o momento ideal para começarmos essa transição, pensando no bem-estar de pessoas com autismo, idosos, crianças e animais”, destacou.

A Semsc reforça que a colaboração dos comerciantes e o cumprimento das normas são essenciais para garantir a segurança e a tranquilidade durante os festejos juninos em Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil inicia instalação de lonas em quatro regiões da capital Dezembro terá Rua Aberta na orla de Maceió aos sábados e domingos MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07)