Maceió: mais da metade dos adolescentes entre 15 e 17 anos ainda não se vacinaram contra a Covid

Publicado em 08/09/2021, às 16h48
Gabriel Moreira/Secom Maceió -

TNH1

Se a vacinação contra a Covid-19 na capital se aproxima da marca de 1 milhão de doses aplicadas em toda a população, a adesão dos menores de idade, no entanto, ainda é preocupante e a baixa procura de adolescentes pelos imunizantes nos pontos disponibilizados foi confirmada por meio das estatísticas fornecidas pelo Município. Até o dia 7 de setembro, mais de 57% dos adolescentes sem comorbidades, entre 15 e 17 anos, ainda não haviam se vacinado contra o vírus.

LEIA TAMBÉM

Os dados tiveram como base o número de vacinados com doses da Pfizer, divulgado pelo site Vacinômetro, e o público esperado pelas respectivas faixas etárias. De acordo com a Prefeitura de Maceió, a população estimada é de 14.699 pessoas com 17 anos, de 16.305 com 16 anos, e 18.217 com 15. Desse grupo de 49.221 adolescentes esperados para receber o imunizante, um total de 20.800 pessoas sem comorbidades foram à procura da dose até a última terça-feira, ou seja 42,25% do público.

Já 663 adolescentes com comorbidades, entre 12 e 17 anos, foram vacinados até essa terça-feira. A população total esperada deste grupo é de 101.914 pessoas, incluindo todas as idades, mas não foi possível identificar a quantidade de adolescentes que se enquadram neste grupo.

Os números representam o esvaziamento observado nos últimos dias nos pontos fixos de vacinação da capital, como também nos drive-thrus do estacionamento do Jaraguá e do estacionamento da Justiça Federal, em Serraria. Com a adesão baixa, o movimento de usuários despencou e os locais deixaram de registrar grandes filas.

Os pais ou responsáveis pelos adolescentes podem contribuir para elevar os números, já que são eles quem vão direcioná-los aos pontos. Este é um dos pontos que o Município pode trabalhar para melhorar as estatísticas e atingir um maior percentual ainda neste mês.

Em contato com a reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem reforçado a sensibilização dos públicos vigentes e remanescentes, incluindo os que estão atrasados para a segunda dose, por meio de ações no site da Prefeitura, redes sociais e demais meios de  comunicação, convocando o público e enfatizando a importância da imunização.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança