Maceió recebe representantes do Nepal e do Unicef

Publicado em 07/04/2016, às 13h06

Redação


LEIA TAMBÉM

As experiências exitosas da Prefeitura de Maceió para o fortalecimento das políticas voltadas às crianças e adolescentes, e redução das desigualdades sociais estão sendo compartilhadas, nesta quinta-feira (07), com ministros do Nepal e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

O prefeito Rui Palmeira recepcionou a comitiva durante solenidade na Associação Comercial, no bairro Jaraguá, e falou da satisfação de Maceió ter sido apontada pelo Unicef como exemplo para a missão. “Estamos muito felizes de receber essa delegação para mostrar o trabalho que vem sendo feito em Maceió pela Prefeitura e o Unicef. Iniciamos os trabalhos da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em 2013. De início, foi feito o mapeamento das principais áreas de riscos e vulnerabilidade para crianças, jovens e adolescentes. Começamos um trabalho focando muito na educação com ações como reforma de escola e construção de creches integrando os jovens à Plataforma”, detalhou.

Maceió foi a única capital brasileira escolhida por ter resultados positivos em ações que favorecem o público infantil em áreas como Educação, Saúde, Iluminação, Esporte e Cultura. “A delegação nepalesa veio conferir de perto como, mesmo em crise, Maceió tem conseguido realizar investimentos nas áreas mais carentes, sobretudo focados nas áreas de educação, cultura, esporte e assistência social, fortalecendo os conselhos tutelares, reformando escolas nos bairros e construindo creches. São várias ações voltadas para as crianças e adolescentes que, graças a esse trabalho integrado, tem se tornado referência. Isso nos deixa honrados”, disse Rui.

A secretária-executiva do Gabinete do Prefeito e articuladora da Plataforma dos Centos Urbanos do Unicef em Maceió, Juliana Vergetti, detalhou a articulação para a missão na capital alagoana. “Essa missão faz parte de uma cooperação do Nepal com o Unicef Internacional. O Nepal passa por uma transição, saindo da monarquia e adotando outro sistema de governo. O país asiático solicitou indicação de um país e de algumas cidades que eles pudessem visitar e conhecer modelos exitosos de gestão”, explicou.

Reconhecimento do Unicef

O representante e chefe da Plataforma do semiárido do Unicef, Robert Gass, explicou que o Brasil é pioneiro em questões voltadas à infância, a exemplo da instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo Gass, Maceió foi selecionada por ser uma cidade amiga da criança e a comitiva deseja aprender mais como garantir o direito das crianças nos municípios.

“Aqui em Maceió, temos uma equipe liderada pelo prefeito Rui Palmeira, mas com a participação de Secretarias, como Educação, Saúde e Assistência Social, que estão avançando nas garantias dos direitos das crianças. É importante destacar que aqui, a participação dos adolescentes é um destaque. Eles têm participado desde o diagnóstico e têm aconselhado e apresentando não somente problemas, mas também soluções”, complementou Gass.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês Corpo é resgatado após ser avistado boiando no mar da Praia de Ipioca Semed orienta pais e responsáveis sobre matrículas de crianças alocadas nos novos Gigantinhos